Como saber quando um livro está pronto? Veja 3 dicas

Paira no universo da escrita a máxima de que a revisão nunca tem fim e, com isso, alguns escritores têm dificuldade em saber quando seu livro está pronto — sobretudo os iniciantes. Muitos, por puro prazer, deleite ou até mesmo perfeccionismo, revisam seus textos indefinidamente sem pressa ou prazos. Porém, se o desejo do autor é que a obra seja lida por outras pessoas, uma hora é preciso parar de editar e saber colocar um ponto final para publicar. Diante disso, quando definir que o texto está pronto? Veja três dicas:

1 – Escrevemos para ser lidos 

Acredito que um fator crucial que nos puxa para colocar o ponto final é nos lembrar que escrevemos para ser lidos. Claro que alguns autores escrevem somente para si e, nesses casos, é possível editar o mesmo texto infinitamente. Porém, somos seres sociáveis e a maioria de nós escreve para compartilhar ideias e pensamentos. Sendo assim, uma hora precisamos aceitar que o texto precisa ficar pronto para ser lido pelos demais.

Pensando pela ótica do compartilhamento, não sou muito perfeccionista e detalhista. Tenho para mim que o mais importante do que ter um texto perfeito é ter a missão da escrita cumprida. Assim, não tendo a esperar muito até considerar um texto finalizado. Para mim, o texto está pronto assim que o releio e vejo que a mensagem foi transmitida com qualidade textual. 

2 – O ótimo é inimigo do bom

Decidir finalizar um livro é a arte de compreender que o ótimo é inimigo do bom. Um texto, teoricamente, nunca poderia ser considerado concluído, pois sempre há espaço para mudar uma frase, palavra, vírgula ou ponto. Finalizo quando gosto da dança das palavras, ou seja, quando sinto que o ritmo das ideias está bem alinhavado. 

Fator importante também é que o texto seja revisado e tenha possíveis erros de digitação e de português corrigidos. Mais uma vez, é importante sabermos que pequenos deslizes passam até mesmo em grandes tiragens de best sellers, pois o processo final de revisão é feito por seres humanos e, por mais que a tecnologia nos auxilie, às vezes uma vírgula ou letra fica fora do lugar — e está tudo bem! 

Porém, muitas vezes o texto já está demasiadamente revisado e editado e o autor insiste em arrumar detalhes desnecessários. Se algumas pessoas já leram e gostaram, o texto já foi revisado por um profissional de Letras e você está satisfeito, finalize.

3 – Cada texto tem seu objetivo

Ter clareza do objetivo do texto é essencial para determinar quando encerrá-lo. Alguns escritos são apenas para entretenimento, prazer ou necessidade pessoal do autor. Nesses casos, quando não há prazos, é possível levar o tempo que for necessário para finalizar, mesmo porque o processo de escrita encerra-se nele mesmo. 

A maioria dos autores, porém, tem o desejo de compartilhar sua obra — seja por demandas externas, como o prazo de publicação da editora, ou pessoais, como o sonho de lançar o livro.

Há situações em que a urgência está mais em divulgá-lo do que em aprimorá-lo. Em outros momentos, predomina o desejo oposto. Com base em tal necessidade, cabe a cada um descobrir a hora certa de colocar seu ponto final.

Quer ajuda para escrever e publicar seu livro?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo sobre como publicar um livro? Curta nossa página no Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Como saber que um livro está pronto? Uma hora é preciso parar de editar e colocar o ponto final. (Photo by Startup Stock Photos on Pexels.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s