sentidos da vida


amor(1)Um ano e meio após eu começar o Vidaria e quase 100 entrevistas depois, percebi que as respostas costumam se repetir e consegui organizar os depoimentos em “sentidos da vida” em comum.

Estou longe de ser qualquer especialista sobre a existência humana, mas creio ter chegado a uma amostra simpática de razões para viver.

São elas: Amor, Curtir e aproveitar, Deus, Família, Evoluir e Sonhar e trabalhar (veja lista abaixo).

E para você, qual é o sentido da vida? Responda enquete ao final do texto.

Na minha pesquisa empírica, até agora pude perceber que a vida geralmente é justificada por algum sentimento “bom” – dentro do que é popularmente conhecido como coisa boa (longe de mim também querer definir aqui o que de fato é bom para cada um).

Sei lá, para quem está meio “jururu”, desanimado ou acordou com o pé esquerdo, pode aproveitar as justificativas para se inspirar! Afinal, temos motivo de sobra, né?

Ressalva: observo que nesse meio tempo ouvi de algumas pessoas a resposta imediata de que a vida não tem qualquer sentido. Mas nesses casos eu costumava refazer a pergunta e aí a pessoa respondia algo que se enquadrava em uma das razões citadas.

Recentemente, uma amiga comentou comigo que sentia falta de depoimentos de pessoas que de fato não veem qualquer sentido na vida. Concordei com a opinião dela e resolvi não “insistir” mais por uma resposta (já até tive um depoimento de alguém que disse que “a vida não tem sentido” – em breve será publicado).

Sentidos da vida

Os sentidos da vida ouvidos até agora estão abaixo. Para acessar os depoimentos, é só clicar em cada um.

Amor

Depoimentos de pessoas que acreditam que o sentido da vida está em amar aos demais, ajudar as pessoas, fazer o bem, ser honesto, promover uma igualdade social etc.

Curtir e aproveitar

Histórias de quem avalia que a vida deve ser aproveitada a cada momento, cada instante. De quem “vive o hoje”. Para quem o sentido da vida simplesmente é “estar vivo”.

Deus

Entrevistas das pessoas que acreditam que o sentido da vida está em Deus (em todos tipos de deus que possam existir, tendo em vista que deus é um para cada um!).

Evoluir

Depoimentos das pessoas que acreditam que estamos no mundo para aprender com os nossos erros e nos tornarmos pessoas melhores. De quem crê que nossa jornada na Terra nada mais é do que um eterno aprendizado.

Família

Pessoas que entregam a existência à família, dentro do que é família para a pessoa (parentes de sangue, marido, mulher, namorado, amante, amigo, vizinho, cachorro, gato, peixinho beta ou qualquer outra forma de família que possa existir).

Sonhar e trabalhar

Relatos de quem acredita que estamos no mundo para sonhar e correr atrás dos sonhos. Ou de quem simplesmente vê o trabalho como lazer e sentido da existência.

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s