Como publicar seu livro? Veja 5 maneiras de realizar esse sonho

Muitos autores terminam de escrever, mas não sabem como publicar seu livro. Neste texto, explico cinco formas de finalmente tornar esse sonho uma realidade. Para descobri-las, assista ao vídeo abaixo ou role a tela para ler cada uma delas detalhadamente. 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, em qualquer um dos casos, o autor é o principal responsável pela divulgação e promoção da sua obra. Hoje em dia, com as mídias digitais, até mesmo grandes editoras procuram autores que possuem engajamento e bom relacionamento com o seu público para lançá-los. Portanto, independentemente do caminho a ser escolhido, invista no marketing digital da sua obra (descubra dicas clicando aqui).

1 – Editoras de publicação gratuita

Representam o mercado de livros tradicional. São as editoras cujas obras podem ser encontradas em grandes redes de livrarias espalhadas pelo país, tanto em suas lojas físicas como em seus respectivos canais de e-commerce. 

A vantagem desse caminho é que o autor ou autora não paga absolutamente nada para ter um livro publicado por elas, além de contar com ampla distribuição. Porém, justamente por isso, a concorrência para ter uma obra escolhida por tais editoras é grande. 

O primeiro passo para chegar até uma delas é identificar quais trabalham com o gênero e segmento da sua obra, pois essas empresas costumam ter nichos de atuação. Pesquise livros com temáticas similares à do seu e faça o contato com as editoras que os publicaram. Geralmente, o canal para autores enviarem originais ou manuscritos (como é chamado o texto pronto de um livro) fica disponível no site da editora. 

Entretanto, por causa da concorrência, o retorno costuma ser demorado e é sabido no ramo editorial que muitas obras sequer chegam a serem analisadas por tais editoras, uma vez que pilhas e pilhas de livros chegam até elas diariamente. Uma dica para tentar ser lido por um editor é enviar um e-mail atrativo, com uma boa, porém resumida, apresentação da sua obra. Também é possível contratar os chamados agentes literários, que são profissionais que fazem o meio de campo entre o autor e as editoras, muitas vezes cortando o caminho até a publicação.

Outras desvantagens deste caminho é que o(a) autor(a) não pode dar opiniões sobre o processo de edição e finalização da obra e recebe apenas uma porcentagem sobre a venda de cada exemplar — claro, a editora investe no seu livro em busca de obter lucro com a comercialização!

2 – Editoras de publicação paga

São empresas que oferecem os serviços de publicação de uma obra (o que inclui revisão, diagramação, capa, registro e venda) de forma paga. Por meio delas, o autor ou autora fecha um pacote para a produção de uma tiragem preestabelecida de livros, geralmente compra uma leva e mantém o restante para que a editora faça a comercialização.

A vantagem desse caminho é que você tem a publicação garantida, afinal, está pagando por isso! A desvantagem é que muitas dessas editoras cobram preços exorbitantes para que os autores realizem o sonho de ter um livro publicado. Muitas não entregam muitos benefícios em contrapartida, pois depois que está com a obra em mãos, é o(a) autor(a) que terá que divulgar e promover a venda da própria obra. Algumas dessas editoras também não possuem amplo canal de distribuição. Portanto, sugiro bastante cautela e pesquisa antes de tomar a decisão. 

Caso você queira saber mais sobre como funciona pagar para publicar um livro, pesquise na internet por editoras que realizam tal serviço e entre em contato. Elas analisarão a sua obra e responderão com os pacotes e condições disponíveis.

3 – Autopublicação

Talvez você não saiba, mas qualquer autor(a) pode fazer a publicação do próprio livro! Na autopublicação, o escritor ou escritora contrata empresas ou pessoas físicas que realizam os serviços envolvidos na publicação de uma obra (revisão, diagramação, capa, registro ISBN e impressão), finaliza o livro e pode comercializá-lo em sites de e-commerce, livrarias ou em eventos. 

A principal vantagem desse caminho é que você tem total controle de todo o processo de produção da obra, do início ao fim: da escolha do projeto gráfico e disposição do conteúdo, à tiragem e valor de venda. Além disso, tem a publicação garantida de forma rápida e personalizada e fica com o lucro da venda. Aproveitando para fazer uma breve propaganda, caso tenha interesse, a Vidaria Livros oferece esse serviço. Entre em contato conosco pelo nosso site

A desvantagem é que não há distribuição e você se encarregará da venda, o que pode ser feito por meio de grandes e-commerces como a Amazon, em seu site próprio, fazendo parcerias com livrarias locais ou vendendo em eventos. 

4 – Plataformas digitais

Caso você queira ter um livro digital, é possível publicá-lo gratuitamente em plataformas como Amazon, Google Play Livros, Kobo, entre outras. 

A vantagem desse caminho é a rapidez com que o livro é publicado e disponibilizado para leitores que se adaptaram aos livros digitais. É possível tanto oferecê-los gratuitamente como vendê-los. Porém, nesses casos o livro fica disponível apenas em formato digital.

A Amazon também permite a autopublicação automática de livros físicos, caminho um tanto quanto desvantajoso para o Brasil, pois a cotação é feita em dólar. Portanto, caso você realmente queira ter o livro físico impresso, o mais recomendável é fazer a autopublicação como explicada no item 3 e colocar o livro à venda no e-commerce da Amazon (você cria uma loja de produtos dentro da Amazon e vende o seu livro por lá).

Outro caminho on-line é o Wattpad, um aplicativo que permite o compartilhamento gratuito de histórias enquanto ainda estão sendo escritas (é mais comum para autores do gênero de ficção e fantasia).

5 – Clube de autores

O Clube de Autores é uma comunidade de autores para a publicação independente de livros. Ele é muito vantajoso para autores que querem realizar o sonho de ter um livro publicado com agilidade e sem precisar fazer qualquer investimento. Ou seja, a principal vantagem é que a obra é publicada gratuitamente, com canais de distribuição garantidos. 

A desvantagem é que o autor não tem tanta autonomia sobre o processo de finalização do livro, que precisa seguir um formato preestabelecido. O clube se encarrega de fazer a impressão sob demanda das obras vendidas e fica com uma parcela por cada venda.

Quer ajuda para escrever e publicar seu livro?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

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Como publicar um livro
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