Como ter inspiração para escrever um livro?

Quando surge em nós a vontade de escrever um livro, geralmente ela vem acompanhada da sensação de que temos que transmitir uma mensagem ao mundo. Sentimos, lá no fundo, o desejo de contar aos leitores algo que somente nós vivenciamos e precisamos compartilhar. Neste texto, te convido a refletir sobre o que move a sua escrita e te ajudo a descobrir como ter inspiração para escrever um livro.

Qual é a mensagem que você quer transmitir com o seu livro?

Antes mesmo de começar a escrever, a primeira coisa que um autor deve se perguntar é a mensagem que ele quer passar às pessoas com a obra. Assista o vídeo a seguir sobre o assunto e, posteriormente, continue a leitura abaixo no post.

Por que definir seu objetivo com o livro?

É importante termos clareza do que nos move a escrever um livro. É ela que nos motiva durante todo o processo de escrita. É o “porquê” que nos leva a descobrir o “como” faremos para escrever, pois o processo de produção de uma obra costuma ser desafiador para a maioria dos escritores. Exige foco, comprometimento, dedicação — além, é óbvio, de gostar de escrever e do processo de elaboração do texto, sem isso, dificilmente você conseguirá terminar.

Algumas experiências da vida tornam-se especiais e nos tocam profundamente a ponto de nos fazer sentir que precisamos compartilhá-las com os demais.

Escrevemos porque temos algo a dizer, uma mensagem que precisamos compartilhar com o mundo: seja um aprendizado após momentos de sofrimento e dificuldades, uma grande alegria e maravilhamento que tivemos durante uma viagem ou uma sabedoria e conhecimento adquirido na vida pessoal ou profissional. 

Em um vídeo compartilhado no YouTube, a filósofa e professora Lúcia Helena Galvão diz que uma das coisas mais estimulantes para que um autor elabore seu texto é saber que ele tem algo necessário para dizer. “Ele tem um conteúdo e tem que dar um jeito de comunicá-lo ao mundo. Tem que dar um jeito de entregar esse hieros logos, essa palavra sagrada. Portanto, ele vai se virar para conquistar a fórmula. Não é um esquema técnico, é uma necessidade profunda, humana”.

Ela cita o livro Só quem ama canta: Arte e contemplação, do filósofo Josef Pieper. Em sua obra, o autor caracteriza a diferença entre o verdadeiro artista e o mero executor técnico de uma arte, diz Lúcia. “Ele tem algo para dizer, ele viu, ele foi ao centro. Ele celebrou. Só quem ama canta”.

A obra de Pieper é inspirada na frase de Santo Agostinho: “Cantar é próprio de quem ama”, ou seja, só aquele que ama pode cantar. Apenas podemos celebrar quando vamos ao centro de nós, do que vivemos e aprendemos, e desse processo tiramos a motivação para compartilhar a experiência com os demais. Sem isso, nossa história fica vazia, sem alma.

“Quando você entra em conjugação íntima com a vida, com os propósitos da vida, e aí você tem o que cantar. Voz se sente estimulada a se expandir e gerar os mais belos trinados, porque você tem o que dizer”, diz a professora Lúcia Helena Galvão. 

A dimensão utilitária da narrativa

Em seu texto “O Narrador”, presente no livro Obras Escolhidas, o filósofo Walter Benjamin diz: “a figura do narrador só se torna plenamente tangível se temos presentes esses dois grupos: ‘Quem viaja tem muito o que contar’, diz o povo, e com isso se imagina o narrador como alguém que vem de longe. Mas também escutamos com prazer o homem que ganhou honestamente sua vida sem sair do seu país e que conhece suas histórias e tradições.”

Benjamin diz que toda narrativa tem em si uma dimensão utilitária. “Essa utilidade pode consistir seja num ensinamento moral, seja numa sugestão prática, seja num provérbio ou numa norma de vida – de qualquer maneira, o narrador é um homem que sabe dar conselhos”, ressalta.

Assim, um dos caminhos para descobrir a inspiração para olhar para escrever um livro é olhar para sua jornada e refletir: que conselho quero transmitir? Qual é a utilidade da minha obra?

A inspiração para produzir a obra é o motor que nos guia durante todo o processo de escrita. Encontre a sua e compartilhe a mensagem que só você tem para transmitir ao mundo. 

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo sobre como ter inspiração para escrever um livro? Siga nossa página no Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Deixe um comentário