Como publicar um livro de graça: passo a passo

No mercado editorial existem diversos caminhos para quem deseja publicar um livro de graça. Há desde a possibilidade de ter a obra lançada por grandes editoras — que investem nas publicações e remuneram os autores com uma porcentagem do lucro com as vendas —, como cadastrá-la em plataformas digitais que o disponibilizam para venda por meio da impressão sob demanda. Leia a seguir detalhes de cada uma dessas opções e saiba o passo a passo para publicar seu livro gratuitamente, de uma vez por todas.

Como publicar um livro gratuitamente

1 – Escreva o seu livro

Muitos sonham que um dia uma grande editora “descobrirá” sua história de sucesso e encomendará a escrita da obra com a garantia da publicação. Isso realmente pode acontecer com algumas pessoas — sobretudo com celebridades, personalidades e influenciadores digitais com milhões de seguidores —, entretanto, não é a realidade para a maioria esmagadora dos autores. Se o seu sonho é publicar um livro de graça, o primeiro passo a ser feito é escrever a obra antes mesmo de ter certeza de como irá publicá-la. Uma coisa é certa: sem o livro escrito, jamais será possível publicá-lo. Portanto, acredite em si mesmo, invista no seu sonho e coloque a sua história no papel.

2 – Revise o seu livro

Entregue o livro para outras pessoas lerem e ouça as opiniões. Essa fase é importante para saber o retorno do leitor. Considere apenas as sugestões que fizerem sentido para você e, por fim, faça a revisão final. É recomendado que a revisão seja feita por um profissional ou por alguém que conheça as regras gramaticais, ortográficas e de pontuação muito bem. Por mais que você escreva bem, sua escrita fica viciada e é importante que outra pessoa faça a revisão final.

2 – Publique em plataformas digitais

Com o livro escrito, há alguns caminhos para a publicação. Alguns são mais rápidos do que os outros. A maneira mais rápida e garantida de ter um livro físico publicado de graça, sem qualquer investimento, é subi-lo em plataformas digitais como o Clube de Autores, a Uiclap e o Kindle Direct Publishing (KDP) da Amazon (versão e-book ou física). São empresas que possibilitam ao autor subir o arquivo do livro (em formato PDF) e o disponibilizam para a venda por meio da impressão sob demanda. A cada pedido de compra, eles imprimem um exemplar e enviam pelo correio para o cliente.  

Contudo, se escolher esse caminho o autor terá, pelo menos, que formatar o livro para publicação, ou seja, fazer a capa e a diagramação do arquivo e salvá-lo em PDF para subir na plataforma escolhida. É possível que o próprio autor faça esse trabalho, mas, via de regra, a pessoa precisa entender minimamente de diagramação para que o arquivo fique com boa apresentação.

Se você não quiser (ou não puder) fazer esse trabalho, a alternativa é subir o livro somente em plataformas que oferecem a venda de livros na versão digital, ou seja, em formato de e-book (como o Kindle, da Amazon, a Kobo ou o Google Play).

3 – Ofereça o livro para editoras

Caso você queira ter o seu livro físico publicado por uma editora que invista na sua obra e não lhe cobre absolutamente nada por isso, o caminho é um pouco mais demorado. Nesse caso, você terá que enviar o seu manuscrito (ou seja, o livro escrito) para as editoras que desejar e aguardar o retorno. Procure por editoras que atuem com o gênero literário da sua obra e entre em contato oferecendo o livro para publicação. Elas geralmente possuem um canal em seus sites para o envio de manuscritos.

Contudo, tenha paciência, pois o retorno pode demorar ou nunca chegar. Como o mercado é muito concorrido, grande parte das editoras não consegue avaliar todos os exemplares que recebem e levam muito tempo para responder. Há quem contrate agentes literários (pessoas que possuem diálogo com as editoras) para oferecer o livro para publicação e encurtar o caminho, mas esse serviço é pago. Por isso, hoje em dia um caminho bastante recomendado para quem sonha em ter o livro publicado é fazer a autopublicação (publicação independente), como explicado no item a seguir. 

4 – Faça uma autopublicação independente

Na autopublicação independente o próprio autor cuida de todo o processo de publicação da obra: capa, projeto gráfico, diagramação, registro, impressão e venda. Assista ao final deste tópico ao vídeo com o passo a passo de como fazer cada uma das etapas.

Após finalizar o livro, o(a) autor(a) pode comercializá-lo por conta própria, cadastrá-lo em sites de e-commerce, oferecer a livrarias por consignação ou vender em eventos.

Porém, se o desejo é fazer isso de graça, a pessoa precisará dedicar um tempo para criar a capa e fazer a diagramação. Na hora de imprimir, é possível promover um financiamento coletivo, garantindo, assim, a verba necessária para a impressão antes de entregar para as pessoas.

Publique seu livro com a Vidaria Livros

Somos uma editora de livros de não ficção. Publicamos livros de memórias, biografias, autobiografias, livros de contos, obras teóricas e técnicas. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Deixe um comentário