Viver com propósito é mais simples do que parece

Qual é seu propósito
Correr atrás dos objetivos é fácil, difícil é saber quais são eles. (Foto: Mauro Sakamoto/Freeimages.com

“Quem tem por que viver suporta quase qualquer como”. A disseminada frase do filósofo Friedrich Nietzsche nos inspira a refletir sobre qual seria o nosso “por que” diante de tão profunda afirmação. Afinal, como descobrir o que nos move e qual é o nosso propósito? O que nos faz acordar todos os dias e seguir em frente, mesmo ante as adversidades?

O que é viver com propósito?

Viver com propósito – palavra tão em voga nos dias atuais – pode ser mais simples do que parece. O primeiro passo é descobrir, de fato, qual é o seu propósito. Certa vez entrevistei uma psicóloga que me disse algo como: “correr atrás dos objetivos é fácil, difícil é saber quais são eles”.

Pois bem. Um caminho para achar a resposta dentro de si pode ser entender o que significa a palavra “propósito”. Segue a resposta encontrada no Google para a busca “o que é propósito”:

Propósito
Substantivo masculino
1. intenção (de fazer algo); projeto, desígnio. 2. aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. 3. aquilo a que alguém se propôs ou por que se decidiu; decisão, determinação, resolução.

Se pensarmos bem, todos os sinônimos ou explicações da palavra nos levam a preencher uma única resposta, que é pessoal e particular para cada um. Existe uma bela frase atribuída à escritora francesa Anaïs Nin que é a seguinte: “Não vemos as coisas como são. Vemos as coisas como somos.”

Uma dica para responder qual é o seu propósito é refletir que palavra ou frase você preencheria depois de cada uma dessas definições do Google, sempre tendo como base quem você é, como se enxerga hoje e onde quer estar daqui a alguns anos.

Em livro intitulado “Por que fazemos o que fazemos”, o filósofo Mário Sérgio Cortella afirma: “uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.” Segundo ele, a busca por um propósito no trabalho é uma das maiores aflições contemporâneas.

Já Rubem Alves, em seu livro Ostra feliz não faz pérola, sugere: “O que é que, se eu tivesse, me daria alegria? Essa é uma pergunta que toda pessoa deveria se fazer diariamente.”

Como significar a existência

Muitos especialistas observam que a geração atual tem encontrado dificuldades para significar a existência – diferentemente de gerações anteriores, que seguiam com mais facilidade regras, religiões, crenças ou dogmas.

Os jovens de hoje questionam tudo e se sentem os chefes (deuses) de si, o que é um paradoxo: ao mesmo tempo que sentem a liberdade de poder ser o que quiserem, não conseguem identificar o que querem ser. O sociólogo Zygmunt Bauman criou a teoria da “Modernidade Líquida”. Para ele, na contemporaneidade encontramo-nos vazios, sem profundidade. Só pensamos na nossa imagem exterior, sem saber exatamente o “por que” e “para quê” de cada ação.

Achar tal resposta é tarefa única de cada um. Talvez um consenso entre especialistas como psicólogos e filósofos é que ela não está do lado de fora, no mundo exterior ou nos outros, mas sim dentro de cada um.

É como diz o psiquiatra Viktor Frankl, no livro Em busca de sentido: “cada qual tem sua missão ou vocação específica na vida; cada um precisa executar uma tarefa concreta, que está a exigir realização. Nisso a pessoa não pode ser substituída, nem pode ser sua vida repetida.”

Diante de todas essas citações, chego à conclusão que viver com propósito nada mais é do que não deixar a vida passar em vão. É dar um passo a cada dia para o destino que se quer chegar – e aproveitar a jornada.

Escreva um livro sobre a sua história

Quer dar sentido à sua vida por meio da sua história? Fale comigo! Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s