‘O sentido da vida é o que está ao alcance das minhas mãos todos os dias’, diz astrofísico a criança de 6 anos

Um famoso astrofísico foi recentemente questionado sobre o sentido da vida por um garoto de 6 anos durante uma palestra nos Estados Unidos. A inspiradora resposta se espalhou como um viral pela internet e resolvi compartilhar por aqui. Ele sugeriu que a pergunta não é eterna e irrespondível. “Para mim, é o que está ao alcance das minhas mãos todos os dias”, disse Neil deGrasse Tyson.

Assista abaixo o vídeo que está disponível no YouTube. A palestra aconteceu no dia 15 de janeiro de 2015, em um teatro em Boston.

Numa resposta bastante profunda, o cientista avaliou que às vezes as pessoas fazem essa pergunta no pressuposto que o sentido da vida é algo que possa ser procurado, sem considerarem a possibilidade que talvez o sentido da vida é algo que nós mesmo criamos.

“Quanto eu penso em sentido da vida, eu pergunto, aprendi alguma coisa hoje que eu não sabia ontem? Me trazendo um pouco mais perto de saber tudo o que pode ser conhecido no Universo?”, avaliou, acrescentando que, se não fizer isso, sente que perdeu aquele dia.

Para ele, aprender é ficar mais perto da natureza. Avaliou que descobrir como as coisas funcionam nos dá o poder de influenciar eventos, ajudar pessoas no que elas precisam e ajudar a nós mesmo – e, quem sabe, mudar nossa trajetória.

O astrofísico sugeriu à criança de 6 anos que explore a natureza ao máximo que puder. “E ocasionalmente isso pode significar que você suje suas roupas, porque você vai querer pular em poças e seus pais não vão querer que faça isso. Mas diga a eles que eu te dei permissão.” Ele sugeriu que ser uma criança é explorar as coisas que estão ao redor.

O cientista sugeriu que o sentido da vida é melhorado quando nos dão toda a liberdade de explorar o mundo. “Você deve a você mesmo a aos outros continuar sendo curioso. E ao fazer isso, você terá criado sentido na vida.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s