
Escrever um livro técnico pode ser uma missão desafiadora para muitas pessoas. É comum autores não saberem por onde começar, como organizar as informações de forma clara ou até mesmo como tornar uma escrita fundamentalmente teórica atrativa para o leitor. A boa notícia que trago neste texto é a seguinte: sim, é possível escrever um livro técnico com um texto agradável e que, ao mesmo tempo, cumpra seu papel de ensinar ou transmitir o conhecimento ao leitor.
Confira 5 dicas de como escrever um livro técnico ou teórico:
1. Defina a ideia central da obra
Antes de começar a escrever, tenha claro o que busca transmitir com o seu livro. Saiba exatamente qual é a mensagem que você quer passar para o leitor, o conhecimento que ele deverá ter absorvido após terminar de ler a última página.
Para quem está perdido, uma maneira de fazer isso é elaborar um projeto de pesquisa para a escrita do seu livro. Há vários modelos padrões de elaboração de projetos de pesquisa disponíveis na internet, muito utilizados por acadêmicos. Escolha um que você simpatize mais e faça-o para o seu livro.
É importante ressaltar que para a escrita de um livro você não precisa ser tão rígido em alguns campos do projeto (pois pesquisas acadêmicas envolvem metodologias a serem utilizadas, por exemplo, o que não é necessário para a escrita de um livro. A ideia de usar como modelo um projeto de pesquisa acadêmico é apenas para guiar quem está “perdido” e ajudá-lo a organizar suas ideias para a elaboração da ideia central da sua obra);
2. Saiba quem é o seu público-alvo
Um livro é um produto assim como qualquer outro. É algo útil que será utilizado por outras pessoas para atender uma necessidade delas por determinado conhecimento. Saiba para quem você vai escrever. Tenha claro qual é o perfil do seu leitor. Defina o máximo de detalhes possíveis, como idade, renda, faixa etária, classe social, gênero etc. Quanto mais informações você tiver a respeito de quem é o seu leitor, mais acertará na hora de definir a linguagem a ser utilizada para escrever o texto. Se o seu público é composto por jovens adolescentes, por exemplo, usar uma linguagem muito formal ou rebuscada é um grande erro;
3. Organize as informações a serem transmitidas
Imagine que você tivesse que dar uma palestra sobre o conteúdo do seu livro. Por onde começaria? O que falaria primeiro? Como dividiria as informações a serem apresentadas? Escrever um livro técnico ou teórico nada mais é do que fazer uma grande e extensa apresentação de Power Point, mas preenchendo com texto a aprofundamento cada um dos tópicos que colocamos em cada um dos slides. Tenha em mente que você estará dando uma “aula” para o leitor sobre o tema em questão, então tudo deve ser explicado por ordem de importância e de forma que os conhecimentos se complementem uns aos outros. Comece “pelo começo”, vá definindo conceitos e introduzindo a cada um dos temas ao leitor antes de se aprofundar em temas mais “cabeludos”;
4. Use exemplos e histórias reais
Intercale a narrativa entre assuntos teóricos e histórias ilustrativas para “quebrar o gelo” e tornar o texto mais agradável para o leitor. Sempre que tiver a oportunidade, conte uma história real que seja relacionada ao assunto que está abordando para atrair o leitor, fisgá-lo para a história. Novamente, use palestras como inspiração. É comum palestrantes fazerem pausas em assuntos maçantes com anetodas ou causos engraçados justamente para “acordar” quem estava dormindo na plateia. Utilize o mesmo recurso para garantir que o leitor não vai pegar no sono enquanto estiver lendo as páginas da sua obra.
5. Escreva como se estivesse conversando com o leitor
Não é porque o livro é de um assunto técnico que a linguagem precisa ser técnica. Muito pelo contrário: narrativas literárias precisam ser leves para engajar o leitor. Traduza o máximo de termos e jargões possíveis, evite o “tecniquês” sempre que possível e tenha em mente que o leitor precisa aprender aquilo que você está ensinando na obra. Imagine-se como um professor dando uma aula e dê exemplos, explique com clareza os assuntos e escreva em tom coloquial, como se estivesse conversando com o leitor.
Receba mais dicas!
Gostou desse artigo sobre como escrever um livro técnico ou teórico? Curta minha página no Facebook, Instagram e me siga no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.
Caso queira falar diretamente comigo para te ajudar a escrever a sua história, entre em contato pelo e-mail blogvidaria@gmail.com ou pelo site www.vidarialivros.com.br.
Me chame para escrever a sua história!
Quer que eu escreva a sua história? Fale comigo! Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br
Olá, escrevi um segundo email para você Gabriela, mas não recebi sua resposta, agradeço.
Oi, Rosilene. Obrigada pelo contato. Eu te respondi novamente. Abraços
gostaria escrever historia sobre visões mas não posso pagar