Como evitar a procrastinação na hora de escrever seu livro

Antes de efetivamente começar este texto, uma série de passatempos me fizeram retardar o início da tarefa. A leitura de um e-mail, a visualização de uma mensagem no WhatsApp, a vontade de tomar um café, uma nova notificação no celular. Se eu desse trela para todos os desejos que vieram a seguir, talvez nunca tivesse de fato começado a escrever e deixasse a conclusão do post para amanhã. É assim que funciona a procrastinação na hora de escrever. Neste texto, trago algumas dicas de como faço para evitar que o ato de procrastinar me domine  eu consiga avançar na conclusão dos meus textos.

A escrita de um livro nada mais é do que a uma série de textos menores, escritos dia após dia, que, juntos resultam na conclusão da obra. Se você não tiver disciplina para começar o primeiro e dar continuidade a ele, seu livro nunca vai sair. Além de trabalhar como jornalista e escritora, auxilio autores na tarefa de escrever suas obras por meio de consultorias, e garanto: muitos param no meio do caminho. Os que concluem são os que têm claramente um objetivo, um prazo e, sobretudo, reservam um tempo das suas vidas para a produção da obra. 

Se você quer entrar para o grupo dos escritores que conseguiram concluir a obra, confira as principais dicas para evitar a procrastinação na hora de escrever:

1 – Reserve um horário semanal para se dedicar ao livro

Se você não estipular um dia e hora na semana para trabalhar no seu livro, muito provavelmente acabará deixando que outras tarefas engulam seu tempo. Por mais que a tarefa da escrita do livro muitas vezes faça parte de um projeto pessoal ou até mesmo realização de um sonho, a escrita exige que você tenha um tempo a sós com você mesmo para sentar, sem intervenções ou distrações, e escrever. Sem reservar isso na agenda, sempre aparecerá uma “prioridade” mais fácil de ser realizada, e o livro nunca será escrito.

2 – Coloque um prazo para a conclusão da obra

Avalie seu ritmo de produção (o quanto você consegue escrever a cada “sentada” no computador”) e estipule um prazo factível para a conclusão da obra. Idealize esse prazo, marque na agenda, faça planos para ter o livro em mãos na época planejada, isso pode te ajudar a não procrastinar. Um dos autores da Vidaria Livros, por exemplo, marcou o evento de lançamento durante o processo de escrita e afirma que ter feito isso foi essencial para ter concluído a obra dentro do prazo.

3 – Saiba a importância do livro para você

Se você está escrevendo um livro, há um motivo para isso. Qual é a importância da obra para você? Por que você decidiu escrevê-la? Recordar-se desse objetivo te ajudará a ter foco e persistência para escrever, uma vez que você provavelmente tem um sonho ou alguma realização pessoal ou profissional atrelada à escrita da obra. 

4 – Use um timer para manter o foco na hora de escrever

É comum a gente fazer tudo direitinho: separar um horário na agenda para escrever, sentar na frente do computador na hora planejada, mas perder o foco e se distrair facilmente com as redes sociais e aplicativos na hora de avançar com o texto. Não permita que esses contratempos atrapalhem a sua produção. Fique off-line na hora de escrever (se necessário, avise as pessoas que você estará indisponível pelo tempo programado) e use um timer (temporizador ou cronômetro reversivo) para estimular você na escrita. Marque intervalos de 30 minutos ou uma hora, a depender do seu ritmo de produção, e mantenha-se focado no texto nesse período, sem interrupções. Isso nos ajuda, e muito, a “pegar no tranco” e entrar no chamado estado de flow (fluxo), que é quando estamos totalmente imersos na atividade que está sendo realizada. É comum, na hora que o timer apita, a gente estar tão imerso na atividade que continua mais um pouquinho. 

5 – Não tente caprichar muito na primeira versão

“Pentear o texto” é um jargão usado por jornalistas para denominar aquele momento de arrumar os parágrafos, mudar frases e deixar o texto “perfeito”. Se estiver travado ou com dificuldades para avançar na escrita, evite fazer isso logo de cara, quando estiver escrevendo a primeira versão do texto. Procure primeiro escrever o todo o conteúdo ou a história que pretende contar. Depois que terminar, volte e corrija o que for necessário (faça isso, de preferência, em um outro dia, quando você não estiver com a cabeça pesada ou a leitura viciada no que acabou de escrever).

Receba mais dicas!

Gostou desse artigo sobre como evitar a procrastinação na hora de escrever? Curta minha página no FacebookInstagram e me siga no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Caso queira falar diretamente comigo para te ajudar a escrever a sua história, entre em contato pelo e-mail blogvidaria@gmail.com ou pelo site www.vidarialivros.com.br

Quer ajuda? Me chame para escrever seu livro

Quer que eu escreva a sua história? Fale comigo! Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br


Um comentário

Deixe um comentário