Como escrever uma biografia ou autobiografia

Como escrever uma biografia
Escrever uma biografia ou autobiografia exige disciplina e dedicação

Muitas pessoas têm o desejo de escrever um livro sobre a própria história ou sobre a vida de alguém que foi muito especial para elas e não sabem por onde começar. Se você está com dificuldade ou não sabe como escrever uma biografia ou uma autobiografia, é importante, em primeiro lugar, ter em mente que a tarefa leva tempo, exige dedicação e empenho do escritor. Contudo, ao se organizar e ter disciplina, o resultado é extremamente recompensador. Afinal de contas, escrever é uma forma de passar a limpo o rascunho de nossas vidas.

Aprenda como escrever uma biografia ou autobiografia

>>Oficina presencial de Narrativas Autobiográficas em São Paulo>>clique aqui

Antes de começar, é importante saber a diferença entre os dois termos. Em linhas muito gerais, autobiografia é a escrita da própria história (ou seja, o autor escreve sobre a vida dele mesmo, geralmente em primeira pessoa). A biografia é a escrita da história da vida de alguém por outra pessoa (ou seja, o autor escrever a história de vida de um terceiro, geralmente na terceira pessoa). Dessa forma, podemos entender que a autobiografia é a biografia da pessoa escrita por ela própria.

O especialista em narrativas autobiográficas Philippe Lejeune definiu autobiografia da seguinte forma: “narrativa retrospectiva em prosa que uma pessoa real faz de sua própria existência, quando focaliza sua história individual, em particular a história de sua personalidade”.

5 passos para escrever uma biografia ou sua autobiografia

1 – Faça uma linha do tempo

Para escrever uma história de vida, o primeiro passo é conhecer a jornada do início ao fim. Isso porque tanto uma biografia como uma autobiografia contam a vida inteira do protagonista (se fosse a narrativa de um período específico ou fragmentos seria um livro de memórias, por exemplo).

Antes de começar a escrever, faça uma “Linha do tempo”, ano a ano, em ordem cronológica, com os principais episódios desta vida em questão. Escreva em tópicos. Se for a sua própria vida, recorra à memória, a fotos, objetos e lugares para recordar os principais acontecimentos. Essa linha do tempo é apenas para identificar os episódios, não significa necessariamente que você terá que escrever o livro todo em ordem cronológica.

2 – Identifique a trama principal da história

Toda história tem um conflito, um dilema a ser resolvido. Nas histórias de vida geralmente passamos por diversos obstáculos, provas e desafios, aprendizados e conquistas no passar dos anos. Identifique o maior deles e os menores também. O maior deve guiar a escrita da história, deve ser a resposta a ser respondida no texto. Pergunte na hora de escrever: qual é a história mais impactante dessa grande história, por meio da qual toda a jornada faz sentido? Os menores conflitos devem compor a trama.

3 – Faça pesquisas e entrevistas

No caso da escrita de biografias, é extremamente essencial que o autor faça pesquisas a respeito da história do biografado. Se a pessoa ainda estiver viva, ele deve entrevistá-la muitas vezes sobre toda a sua história (nos casos em que há autorização para isso), mas não deve descartar falar com outros personagens da vida do protagonista. Se a pessoa não for mais viva ou não quiser dar entrevistas, fale com todas as pessoas próximas da trajetória dela. Pesquise também fotos, documentos e arquivos.

No caso da autobiografia as entrevistas devem ser feitas apenas se você quiser lembrar melhor de episódios que você teme ter esquecido – ou de quando você ainda era muito pequeno.

Em ambos os casos, fale com os pais (se eles ainda forem vivos), irmãos, parentes, amigos, filhos (se tiver), professores, colegas de trabalho e de profissão. Varra toda a história. É muito importante gravar as entrevistas. Depois será preciso transcrever tudo para escrever.

4 – Monte a estrutura da história

Depois que você já apurou todas as informações da vida em questão, é hora de pensar em toda a estrutura do livro – ordem e posicionamento das histórias. Divida os capítulos por períodos temáticos (pode ser por ordem cronológica, como infância, adolescência, vida profissional etc) ou, se quiser se desafiar, por momentos parecidos (os desafios, os amores, as conquistas). Monte essa estrutura em tópicos em um arquivo (ou na sua mente, se tiver facilidade).

5 – Escreva

A parte da escrita exige disciplina. Estabeleça horas e dias da semana para escrever. Não tenha pressa ou ansiedade, curta a escrita de cada trecho. Procure ficar desconectado da internet ou do celular na hora de escrever, para ter foco e concentração.

Seja criativo. Escrever uma história de vida não fazer é um relatório, ano a ano, do que aconteceu. É preciso que a narrativa seja atrativa, leve, que engaje o leitor. Para se inspirar, leia outras biografias ou autobiografias de autores renomados e observe os recursos utilizados. Fuja de palavras ou termos muito rebuscados – eles empobrecem o texto e distanciam o leitor.

Com base na estrutura montada pense em cenas (descrições dos episódios em detalhes) para iniciar cada parte do livro ou capítulo. Busque deixar claro, durante a narrativa, qual é a grande trama ou conflito da história (superar um luto, uma adversidade ou uma doença, por exemplo). As histórias geralmente possuem episódios que levam os protagonistas a grandes transformações, então considere isso na escrita do livro.

Não se esqueça de usar recursos como descrições, diálogos e citações. Tente escrever com emoção e transmitir em palavras as emoções vividas na história.

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale comigo! Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Auxilio com cursos, oficinas, consultorias e escrita sob encomenda. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s