Muitos autores se perdem ao estruturar os capítulos do seu livro. Às vezes isso acontece porque pensam na obra inteira de uma só vez, quando o mais recomendado é planejá-la como uma sequência de vários textos separados, um após o outro.
Nos livros de não ficção, a estruturação do texto deve levar em conta, sobretudo, a clareza da narrativa. Antes de ousar, precisamos nos certificar de que a história ou o assunto em questão estejam claros e sejam compreendidos durante a leitura.
Um livro é como uma grande palestra
Quando me perguntam como estruturar os capítulos de um livro de não ficção, gosto de comparar a tarefa à elaboração de slides de uma palestra. A maioria de nós já precisou, seja na escola, na universidade ou no trabalho, montar slides para uma apresentação. Normalmente, nessas horas separamos o conteúdo de cada tela por tópicos em comum, buscando unir tudo o que está relacionado a determinado assunto na mesma página.
Da mesma forma, os palestrantes profissionais sabem que é importante começar a fala de maneira impactante para fisgar a atenção do público, bem como alternar assuntos teóricos e densos com histórias e exemplos descontraídos para tornar a apresentação didática. O mesmo vale para a escrita de um livro.
Como o gênero de não ficção compreende histórias reais, uma estruturação sugerida é seguir a ordem cronológica dos acontecimentos, em caso de histórias de vida, e a ordem mais fácil de explicar determinado conteúdo, nos livros técnicos e teóricos. É possível usar recursos para sair da ordem cronológica e atrair a atenção do leitor, entretanto, no caso da não ficção, reforço: mais importante do que ousar e ser criativo é o texto ficar claro para o leitor.
Três passos para estruturar os capítulos do seu livro:
1 – Defina a ideia central da obra
Antes mesmo de começar a escrever e de pensar nos capítulos, tenha o objetivo e a ideia central da sua obra claros para você. Saiba qual é a mensagem que você quer passar e o eixo que norteará todos os capítulos.
2 – Monte uma estrutura inicial
Definido o objetivo, pense como contaria essa história ou falaria sobre o tema para uma pessoa ou um grande público em uma palestra. Por onde começaria o assunto? Qual conteúdo deve ser apresentado primeiro para que a narrativa tenha coerência? Como você estruturaria os slides? Organize os tópicos e monte um esqueleto inicial com a estrutura provisória sugerida para o livro.
3 – Comece a escrever
Escreva os textos, inicialmente, seguindo a estrutura que você predefiniu. Conforme escreve, avalie se o plano inicial faz sentido ou não. Durante a escrita, é possível que você identifique lacunas que não havia previsto e resolva abrir um capítulo novo para detalhá-las. Você também poderá concluir que determinado tema não rende um capítulo inteiro como havia imaginado, optando por inseri-lo como parte de outro capítulo. Geralmente, é no fluxo da escrita que a melhor ordem de apresentar os capítulos aparece.
Quer ajuda para escrever sua história?
Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.
Gostou desse conteúdo? Curta nossa página no Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.