Como estruturar os capítulos do seu livro de não ficção

Muitos autores se perdem ao estruturar os capítulos do seu livro. Às vezes isso acontece porque pensam na obra inteira de uma só vez, quando o mais recomendado é planejá-la como uma sequência de vários textos separados, um após o outro.

Nos livros de não ficção, a estruturação do texto deve levar em conta, sobretudo, a clareza da narrativa. Antes de ousar, precisamos nos certificar de que a história ou o assunto em questão estejam claros e sejam compreendidos durante a leitura.

Um livro é como uma grande palestra

Quando me perguntam como estruturar os capítulos de um livro de não ficção, gosto de comparar a tarefa à elaboração de slides de uma palestra. A maioria de nós já precisou, seja na escola, na universidade ou no trabalho, montar slides para uma apresentação. Normalmente, nessas horas separamos o conteúdo de cada tela por tópicos em comum, buscando unir tudo o que está relacionado a determinado assunto na mesma página.

Da mesma forma, os palestrantes profissionais sabem que é importante começar a fala de maneira impactante para fisgar a atenção do público, bem como alternar assuntos teóricos e densos com histórias e exemplos descontraídos para tornar a apresentação didática. O mesmo vale para a escrita de um livro.

Como o gênero de não ficção compreende histórias reais, uma estruturação sugerida é seguir a ordem cronológica dos acontecimentos, em caso de histórias de vida, e a ordem mais fácil de explicar determinado conteúdo, nos livros técnicos e teóricos. É possível usar recursos para sair da ordem cronológica e atrair a atenção do leitor, entretanto, no caso da não ficção, reforço: mais importante do que ousar e ser criativo é o texto ficar claro para o leitor.

Três passos para estruturar os capítulos do seu livro:

1 – Defina a ideia central da obra

Antes mesmo de começar a escrever e de pensar nos capítulos, tenha o objetivo e a ideia central da sua obra claros para você. Saiba qual é a mensagem que você quer passar e o eixo que norteará todos os capítulos. 

2 – Monte uma estrutura inicial

Definido o objetivo, pense como contaria essa história ou falaria sobre o tema para uma pessoa ou um grande público em uma palestra. Por onde começaria o assunto? Qual conteúdo deve ser apresentado primeiro para que a narrativa tenha coerência? Como você estruturaria os slides? Organize os tópicos e monte um esqueleto inicial com a estrutura provisória sugerida para o livro.

3 – Comece a escrever

Escreva os textos, inicialmente, seguindo a estrutura que você predefiniu. Conforme escreve, avalie se o plano inicial faz sentido ou não. Durante a escrita, é possível que você identifique lacunas que não havia previsto e resolva abrir um capítulo novo para detalhá-las. Você também poderá concluir que determinado tema não rende um capítulo inteiro como havia imaginado, optando por inseri-lo como parte de outro capítulo. Geralmente, é no fluxo da escrita que a melhor ordem de apresentar os capítulos aparece. 

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