Pó das estrelas

Pó das estrelas

(este texto é um ensaio)

Somos feitos do mesmo material das estrelas, mas não nos damos conta disso. No ritmo de vida atual, a maioria de nós sequer para para contemplar o brilho delas no céu. Aliás, como bem me lembrou uma amiga recentemente, nas cidades grandes não conseguimos vê-las nem quando queremos. Que triste.

Nunca dá tempo de olhar pro céu. Somos ensinados a acreditar que o importante mesmo é olhar pra outro brilho, o da tela.

Deixamos pra admirar as estrelas amanhã, no feriado, nas férias, na noite de lua de mel na ilha paradisíaca devastada por resorts que estragam a paisagem e agridem a flora e a fauna. Esse é o momento de olhar pras estrelas. Com pressa, hora marcada e foto pra postar no Instagram.

Distante delas, esquecemos que somos feitos da mesma coisa. Sequer nos vemos como parte da natureza. Achamos que existimos para controlá-la e manipulá-la ao nosso favor. Não nos damos conta de que somos seres de carne, osso, água. Que sem respirar, morremos.

Somos feitos do mesmo material das estrelas, mas achamos que somos mais importantes e precisamos brilhar mais do que elas.

Pobres de nós. Não percebemos que o céu só é lindo e admirável porque todas as estrelas brilham simultaneamente, cada uma a sua maneira. Não nos damos conta de que, num piscar de olhos, logo estaremos lá também, a brilhar no céu. Estrelas.

Sonho com o dia em que a humanidade parará junta pra olhar pras estrelas, assim como para pra ver o final da Copa do Mundo. Assim como parou pra ficar em casa por causa da Covid. Nesse dia, o que mais vai importar serão as estrelas. Nos veremos nelas, e elas em nós, e enfim reconheceremos: somos feitos do mesmo material das estrelas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s