Sonha em escrever um best-seller? Leia este texto e reflita

Vez ou outra pessoas chegam até mim querendo saber como escrever um best-seller. Devido a isso, já até escrevi um artigo aqui no blog explicando um possível caminho a seguir (leia aqui). Contudo, recentemente, o assunto veio à tona novamente num curso on-line para escritores e fiquei angustiada com o foco que algumas pessoas dão para os “mais vendidos” como medida de sucesso e resolvi escrever minha opinião sobre a busca de muitos autores por essa “validação” social.

Escrever um best-seller
Em vez de querer escrever um best-seller, foque em escrever o melhor livro e torná-lo acessível para o maior número de leitores possível.

Se de um lado concordo que precisamos usar estratégias para que nosso livro chegue ao público-alvo de forma mais eficiente possível, de outro penso que devemos fazer isso com responsabilidade. O sonho de simplesmente querer escrever um best-seller me parece similar ao de adolescentes que desejam ter milhões seguidores no TikTok.

Com isso, muitos focam em conteúdos atrativos aos olhos de um público que nem sabe o que quer. 

Vivemos num mundo em que o sucesso é cada vez mais medido por números grandiosos. Queremos ser influencers com milhões de seguidores, criar negócios de milhões de dólares, dar cursos on-line para milhares de pessoas, escrever livros best-sellers. Quanto mais esses patamares são evidenciados, mais ansiosos e ávidos por fazer parte deles ficamos.

Não há como todos os autores serem best-seller. Só existem os mais vendidos porque também existem os “menos vendidos”. E um não significa ser melhor do que o outro. Há temas que jamais serão genéricos o bastante para agradar uma grande massa de leitores, da mesma forma que há best-sellers que jamais ganharão um prêmio literário. 

Todos sabemos que não há uma fórmula mágica para a escrita de um “mais vendido”. O importante é que o livro seja escrito com qualidade e autenticidade. Busque ser o melhor autor que você conseguir, transmitir sua mensagem com clareza e chegar ao maior número de leitores possível. 

Obviamente, fazer tudo isso dá muito trabalho. Pode levar anos ou, quiçá, uma vida toda. Mas, se é isso que você quer, dedique-se da melhor maneira possível e curta a jornada, passo a passo. Não busque ser o “mais vendido”.

Acho válido sonharmos que os nossos livros sejam reconhecidos e, quiçá, tornem-se best-sellers. Mas isso não pode ser o norte para a escrita de nenhuma obra. 

Quer ajuda para escrever e publicar seu livro?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo sobre as razões para escrever um livro sobre a sua história? Curta nossas páginas no Instagram e no YouTube para mais dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s