O que você precisa saber antes de começar a escrever um livro

É comum os autores idealizarem a publicação de um livro. Antes mesmo de começarem a escrita, já sonham com a tarde de autógrafos e em ter sua obra na lista dos mais vendidos da Veja. Porém, quando iniciam o processo, percebem que dá trabalho e que juntar palavras de forma que façam sentido pode ser desafiador.  Portanto, é importante se preparar antes de começar a escrever um livro, como detalho a seguir.

Não se escreve um livro simplesmente para receber aplausos e reconhecimento, mas sim porque algo dentro de nós nos chama a encarar a folha em branco.

Escrever tem muito mais a ver com defrontar-se com as próprias sombras, com habilidades a serem desenvolvidas, com a insegurança e o medo. Há dias em que o texto flui naturalmente, mas outros que é impossível elaborar um parágrafo sequer.  

Claro que o retorno dos leitores é fundamental, pois a maioria de nós escreve para ser lida. Contudo, o importante é entender o papel da escrita na nossa jornada pessoal. É isso que deve motivar o nosso escrever. 

Por que queremos ter um livro publicado? Seja por necessidade da alma, prazer pessoal ou por um objetivo profissional, esse porquê interior é a única coisa que nos fará levar o projeto adiante. Assim, independentemente de a obra se tornar um best-seller ou se jamais for publicada, se o motivo inicial foi conquistado, o projeto será bem-sucedido!

Dentro desse contexto, veja 5 pontos para você saber antes de começar a escrever o seu livro:

1 – Saiba por que você quer escrever

É importante você ter clareza do seu verdadeiro objetivo com a obra. Seja por prazer pessoal ou por um objetivo profissional, ter um motivo interior embasado é o que te motivará a levar o projeto adiante.

2 – Tenha os pés no chão

Muitas pessoas idealizam a escrita do livro, imaginando-se autoras da lista dos mais vendidos da Veja. Sonham com o reconhecimento que terão com a publicação e esquecem do mais importante: a qualidade da obra. Mirar em escrever um best-seller pode gerar muita frustração, portanto, o sucesso do seu livro deve ser medido pela conquista do que você definir no primeiro item.

3 – Entenda que escrever dá trabalho

Escrever um livro não é uma tarefa simples e exige muitas horas de dedicação. A escrita demanda aprofundamento de ideias, habilidade textual, organização mental, foco e comprometimento

4 – Reserve um tempo para a escrita

Na maioria das vezes, a escrita do livro é um projeto pessoal, e não uma obrigação. Isso faz com que muitos autores não se comprometam com a atividade, deixando-a sempre para depois. Com isso, o livro nunca é concluído.

5 – Prepare-se para curtir o processo

Muitos autores sonham com a tarde de autógrafos e esquecem de aproveitar os momentos e aprendizados da escrita. O processo de escrever deve ser proveitoso por si só, independentemente do fim que terá a publicação. Se não for para curtir a jornada, melhor nem começar a escrever!

Quer ajuda para escrever e publicar seu livro?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo sobre as razões para escrever um livro sobre a sua história? Curta nossas páginas no Instagram e no YouTube para mais dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s