Por que a escrita é curativa? Uma técnica para você testar essa ideia

Por exigir uma formulação maior do que a fala ou o simples pensamento, a escrita nos auxilia a compreender nossas histórias, ideias e sentimentos. É por isso que dizem que a escrita é curativa

Proponho a você um exercício para testar essa ideia: 

Se estiver apaixonada(o), escreva uma carta de amor para seu(sua) amado(a), mesmo sabendo que jamais será enviada, para sentir o alívio imediato causado. Depois, releia o texto e permita-se rir dos seus próprios exageros — não tente ler novamente depois que a paixão tiver ido embora, você se sentirá uma(um) verdadeira(o) idiota!

O mesmo serve quando estamos com raiva de alguém. Procure escrever uma carta a essa pessoa cuspindo todo o seu ódio. Logo você se dará conta do quanto está se colocando como vítima diante da situação. A pessoa até pode ter lhe causado algum mal, mas é provável que você sinta vergonha até mesmo de registrar no papel tudo o que pensa sobre ela.

Escreve que passa

Por mais que pareça um ato simples ou até mesmo bobo, o exercício da carta pode te ajudar a compreender melhor sobre si mesma(o), auxiliando na liberação de pensamentos e sentimentos atormentadores.

É famosa entre estudiosos a obra do químico e escritor italiano Primo Levi, que recorreu à escrita diante da necessidade de se libertar do peso da terrível experiência como prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz. 

Um de seus livros mais conhecidos se chama “É isto um homem?”. No prefácio, ele diz: 

“A necessidade de contar ‘aos outros’, de tornar ‘os outros’ participantes, alcançou entre nós, antes e depois da libertação, caráter de impulso imediato e violento, até o ponto de competir com outras necessidades elementares. O livro foi escrito para satisfazer essa necessidade em primeiro lugar, portanto, com a finalidade de liberação interior.”

Claro que a escrita não limpará totalmente os sentimentos guardados — talvez isso aconteça, quem sabe? Mas escrever, sem dúvida, nos ajuda a liberá-los. Não é à toa que tiramos deles a inspiração para escrever — o que acontece também com aqueles que são positivos, como o amor e a alegria. 

Portanto, sugiro: sempre que sentir necessidade, extrapole-se pela escrita e respire aliviada(o). 

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo sobre por que a escrita é curativa? Siga nossa página no Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Deixe um comentário