Estado de flow na escrita: como ter concentração para escrever

Escrever é um ato que exige 100% de entrega. É impossível escrever sobre alguma coisa pensando em outra. No vídeo acima, dou dicas de como conseguir se concentrar para escrever e entrar no chamado estado de flow (ou fluxo) na escrita, ou seja, atingir a inteira presença – de corpo, mente e espírito – na realização da tarefa.

Todos sonhamos em chegar ao estado de total imersão à realização de uma atividade desejada, seja ela qual for. Isso vale para tudo o que fazemos, e, obviamente, também para a escrita. 

Uma das formas de alcançar esse estado de flow ao produzir um texto é “forçar” um pouco a concentração nos primeiros minutos. Isso pode ser feito da seguinte forma: ligue um cronômetro regressivo (timer) e marque o tempo mínimo obrigatório e comece a escrever sem parar, até que o foco chegue. Nesse período, simplesmente escreva as primeiras ideias que surgirem a respeito do assunto em questão, sem se deixar interromper por julgamentos ou necessidade de corrigir o texto. Essa dica faz parte da técnica Escrita Total, do jornalista e escritor Edvaldo Pereira Lima (leia aqui e veja como fazer seu texto fluir).

Espiritualize o ato de escrever

No livro “A arte cavalheiresca do arqueiro zen”, um clássico da filosofia zen, o autor e filósofo Eugen Herrigel diz ter aprendido com seu mestre de arco com flecha que, para chegar a esse estado, é preciso que o trabalho se “espiritualize”. É o desejado momento em que a nossa existência se funde naturalmente com o ato realizado, sem que haja uma divisão entre o “eu” que faz e o “algo” que é feito. 

Tal fenômeno é chamado de flow na psicologia positiva — porém, temo que o viés dado a esse conceito às vezes é distorcido para uma busca sobrehumana por alta produtividade que, na minha opinião, nada tem a ver com o estado de fluxo criativo.

No entanto, repare que a escrita já é, por si só, uma arte que exige total presença para que seja realizada. Sem nos entregarmos completamente à atividade, o texto não sai. Não há como escrever uma coisa pensando em outra. 

Entendo que a necessidade de estar inteiramente imerso ao trabalho é o grande fator que leva muitos escritores à procrastinação. Por não conseguirmos nos concentrar, deixamos pra depois, e pra depois, e pra depois… Assim, muitos que sonham em criar um projeto que envolva a escrita (seja um livro, um blog ou textos soltos) nunca o concluem.

Como incentivo, sugiro pensarmos a escrita como um ato sagrado, como uma prática zen. Fazer isso exige disciplina. Porém, se insistirmos, nos vemos tão envolvidos no projeto que o “flow” acontece: nós, nossas ideias e as palavras se tornam uma coisa só, e o texto sai.

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo? Curta nossa página no Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

2 comentários

  1. Oi Gabriela espero que esteja bem,
    já lhe enviei dois e-mails. a respeito de Ghost Writer
    realmente acredito em nossa história. entendo que talvez você esteja sobrecarregada ou,,não trabalha mais como Ghost Writer
    se este for o caso, se não tiver tempo para nós, consegue nos indicar um outro contato? alguém que possa nos ajudar?

    agradeço imensamente seu apoio.

Deixe um comentário