Muitas pessoas têm o desejo de escrever um livro sobre a história de suas vidas, ou seja, uma autobiografia, mas não o concretizam por diversas razões. Sentem-se inseguras, questionam se vale a pena contar sua trajetória, alegam falta de preparo técnico e de tempo para se dedicar, dizem não saber por onde começar. Se uma ou mais dessas alegações reverberaram em você, trago neste texto cinco razões para esquecê-las e começar a escrita o quanto antes.
Por que você deve começar a escrever um livro sobre a sua história?
1 – Sentir prazer pessoal
A maioria de nós escreve simplesmente porque gosta e tem vontade. Sentimos a necessidade de escrever sobre nós mesmos e, ao começar, nos envolvemos de tal forma que isso se torna muito prazeroso. Começar a escrever às vezes pode ser difícil, pois nos perdemos um pouco e é comum travarmos nos primeiros textos. Contudo, depois que entramos no fluxo da escrita e começamos a relembrar as histórias do passado, o processo se torna surpreendente e bastante agradável. A escrita passa a ser nosso momento de exercer a criatividade e se reconectar com nós mesmos.
2 – Aprimorar a habilidade da escrita
É comum termos dificuldades de verbalizar memórias e traduzir sentimentos durante a escrita. Às vezes as palavras nos fogem e registrar em texto uma emoção ou lembrança remota pode ser bastante desafiador. Não é à toa que muitos dizem ser difícil traduzir sentimentos em palavras, pois eles escapam do âmbito da razão. Toda pessoa que se propõe a escrever se depara com esse desafio. Essa dificuldade, porém, faz com que busquemos formas de aprimorar nossa escrita: começamos a ler mais e a buscar referências nas estruturas narrativas de outros autores. Além disso, há dúvidas que surgem apenas quando escrevemos e somos obrigados a rever normas gramaticais, procurar sinônimos e respostas para demais dúvidas textuais na internet.
3 – Entender a própria história (autoconhecimento)
Nossa memória e a interpretação que damos aos fatos vividos no passado mudam conforme o tempo passa. Aquilo que lembramos hoje muitas vezes não reproduz exatamente o fato ocorrido em si, pois as histórias são a mistura do que passou com o que sentimos ao contá-las. A versão do mesmo acontecimento pode variar bastante a depender de quem o conta. Portanto, as memórias revelam muito mais a respeito dos narradores do que imaginamos. Conforme escrevemos nossa autobiografia, somos obrigados a rever acontecimentos do passado e a registrar nossa visão sobre o que nos aconteceu. Revivemos episódios que estavam adormecidos em nossas lembranças, mas que são muito importantes para definir quem somos e como agimos hoje.
4 – Ressignificar o passado
Este tópico é consequência do anterior. Ao escrever nossa história, temos a possibilidade de colocar para fora os acontecimentos, entendê-los e, com o tempo, dar outro olhar para eles. Podemos escolher interpretar os episódios resgatados durante a escrita de um jeito diferente de quando aconteceram. O processo é similar ao de uma sessão de psicoterapia: primeiro entendemos o que nos aconteceu para, em seguida, escolher de que forma queremos olhar para o ocorrido. Na escrita, podemos optar propositalmente por palavras e estruturas que ressaltem o novo significado encontrado. Por exemplo: em vez de contar um episódio traumático com lamento, rancor ou mágoa, é possível contá-lo com um viés de aprendizado, transformação e superação. O texto pode ser o primeiro passo para que esse movimento aconteça internamente em nós.
5 – Compartilhar com os demais
Além de todos os benefícios já listados, algo bastante empolgante ao escrever um livro sobre nossa história é trocar nossas experiências com os leitores que, por sua vez, aprendem com elas. As trajetórias pessoas geram empatia e têm o poder de inspirar os demais, pois somos seres sociáveis e o compartilhamento de experiências é o que nos move como humanidade.
Portanto, todos os cinco elementos deste post compõem o grande motivador da escrita de uma autobiografia que é realizar o sonho de publicar um livro com nossa própria história.
Quer ajuda para escrever e publicar seu livro?
Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.
Gostou desse conteúdo sobre as razões para escrever um livro sobre a sua história? Curta nossas páginas no Instagram e no YouTube para mais dicas.


Bom dia.
Que bom ler essa matéria.
Tenho vontade de escrever o meu livro!
Penso:
A quem interessar… Deixo pra lá…
Abraços.
Fica com Deus.
Obrigada pelo comentário. Que bom que o texto o auxiliou! Abraços
[…] Cinco razões para escrever um livro sobre a sua vida […]