Biografia ou autobiografia? Entenda a diferença e escreva o seu livro

Como escrever uma biografia
Livros que auxiliam a escrever uma biografia e uma autobiografia

Muitas pessoas procuram a minha ajuda ou entram em contato com a Vidaria Livros em busca de escrever um livro sobre uma história de vida e usam aleatoriamente as palavras biografia e autobiografia, como se ambas as expressões significassem a mesma coisa — o que não é verdade. Portanto, escrevo este texto para esclarecer a diferença entre as duas definições.

Biografia

Uma biografia é a história de vida de uma pessoa escrita por outra. É comum biografias serem escritas pelos chamados biógrafos, jornalistas, historiados ou escritores em geral especializados na escrita de histórias reais.

Essas obras são escritas por meio de pesquisas de documentos, imagens e arquivos, além da realização de entrevistas. O autor aprofunda-se completamente na vida do biografado (a pessoa cuja vida está sendo escrita), de forma a compreendê-la e registrá-la do início ao fim, com o máximo de informações possíveis.

É bastante comum encontrarmos biografias de celebridades ou personalidades famosas nas mais diversas áreas, como artistas, empresários, políticos ou atletas.

Todavia, nada impede a escrita da biografia de uma pessoa que não é famosa. Nesse caso, o autor precisa ter claro para si o que o motiva a mergulhar na escrita de determinada história de vida. É frequente filhos e netos procurarem a Vidaria Livros, por exemplo, para o registo da história de vida de pais, avós ou familiares. Também há instituições que têm o interesse de registrar a trajetórias de seus fundadores, para preservar a memória da organização.

Biografia: como escrever a história de vida de outra pessoa

Autobiografia

A autobiografia, por sua vez, como o próprio nome sugere, é a escrita da história de vida do autor, narrada por ele mesmo.

No livro O pacto autobiográfico, o especialista em narrativas autobiográficas Philippe Lejeune define autobiografia da seguinte forma: “narrativa retrospectiva em prosa que uma pessoa real faz de sua própria existência, quando focaliza sua história individual, em particular a história de sua personalidade”.

Diferentemente da biografia, onde a fonte de pesquisas são documentos e relatos de outras pessoas, é possível escrever uma autobiografia acessando apena a própria memória — o que pode ser um grande desafio para muitas pessoas.

É cada vez mais frequente personalidades e especialistas em diversas áreas escreverem suas autobiografias. A vantagem desses autores é que eles já possuem um público cativo. Contudo, nada impede que anônimos ou pessoas com pouca notoriedade escrevam sua própria história. Nesses casos, o interesse na escrita pode estar tanto em construir uma notoriedade como em compartilhar experiências e aprendizados vividos com os demais.

Há quem questione ou duvide do conteúdo escrito em autobiografias, imaginando que autor estaria alterando ou inventando fatos. Nesse caso, há que se confiar na versão escrita, considerando que a memória também é falha e sujeita a alterações. Até quando se escreve uma biografia, por exemplo, é preciso confiar nos relatos das mais diversas pessoas ouvidas para escrever a versão mais ampla possível dos fatos.

Leia também: Como escrever uma autobiografia: escreva a história da sua vida

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale com a Vidaria LivrosEscreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo? Curta a gente Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s