Você está preparado para escrever o seu livro ou está idealizando esse sonho?

Você está preparado para escrever o seu livro?

Muitas pessoas começam a escrever um livro e param no meio do caminho. Param, na maioria das vezes, por idealização. Entram na empreitada sem o devido preparo, sonhando com o reconhecimento e autógrafos no dia do lançamento, mas esquecem da dedicação que precisam ter para isso tudo acontecer. Desconhecem o aprofundamento necessário para escrever uma obra digna de seu próprio nome na capa. Portanto, assim que se dão conta da trabalheira, desistem. 

Somos experts em idealizar cenários na vida. Mal engatamos um namoro e já sonhamos com a construção de uma vida inteira ao lado da pessoa. Fazemos isso sem pensar no trabalho que dá manter um relacionamento longo e duradouro. Idealizamos nosso sucesso profissional quando entramos em uma empresa ou abrimos um novo negócio. O mesmo vale para a escrita de um livro. 

Escrevo este texto para te estimular a não desistir — por mais que os primeiros parágrafos deem a entender o contrário. Há anos trabalhando com a escrita de livros de não ficção (muitos sob encomenda ou como ghost writer), garanto: até autores que contratam uma segunda pessoa para os ajudarem no processo de escrita param no meio do caminho porque não conseguem ler, editar e se confrontar com o próprio conteúdo.

Escrever dá trabalho para qualquer um

Durante o processo de escrita de um livro surgem muitas dúvidas. São dezenas e dezenas de páginas de Word, quando não centenas, que geram questionamentos, dúvidas, exigem pesquisas e aprofundamentos. No caso de livros de cunho autobiográfico, os autores não querem se deparar com os momentos difíceis da própria história. Nos livros técnicos, não reservam tempo para pesquisar ou trazer referências sobre o assunto. 

Sim, dá trabalho e exige muito preparo escrever um livro e se tornar autoridade em um assunto. Os profissionais da escrita –  e inclusive eles – têm horários e prazos para entregar seus textos. Por que você, ao escrever o seu livro, acredita que isso não é necessário?

Como se preparar?

Estar preparado para escrever uma obra significa ter consciência de tudo isso que acabo de pontuar. Isso posto, garanto: vale muito a pena percorrer esse longo percurso. Aqueles que o encaram até o fim sabem disso e asseguram que fariam tudo de novo.

O resultado são pessoas que passaram a entender muito mais do tema em questão, no caso de livros técnicos; que tiveram clareza sobre os percalços e aprendizados da própria jornada, no caso de autobiografias. Que aprenderam a aceitar suas histórias tal como elas são. 

Portanto, não desista, continue, empenhe-se, dedique-se, escreva. Entenda o que te motiva a concluir a obra, foque nessa motivação e, como diz o “meme”: Keep Calm and Keep Writing!

E aí, pronto para a empreitada?

Espero que ter te ajudado a se preparar para escrever o seu livro. Caso siga com dúvidas, envie perguntas pelos comentários, pelo nosso Instagram @vidarialivros e me siga no YouTube (Vidaria Livros) e no Facebook para mais dicas sobre como escrever o seu livro. 

Quer ajuda para escrever seu livro? Fale conosco:

Quer que eu te ajude a escrever a sua história? Na Vidaria Livros oferecemos serviços para quem sonha em escrever uma obra de não ficção. Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br.

Escrever um livro dá trabalho, mas vale a pena. Foto: Canva.

2 comentários

  1. Olá, tudo bom , eu quero escrever um livro sobre a minha História de vida, mas não sei nem por onde começar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s