Quanto tempo leva para escrever um livro?

A dúvida de quanto tempo leva para escrever um livro é comum entre as pessoas que desejam realizar esse sonho. Seja para fazer o planejamento de colocar o projeto em prática ou até mesmo por mera curiosidade, alguns autores querem saber o quanto precisarão dedicar de suas vidas para a escrita antes de começá-la. Embora o tempo que demora para escrever um livro seja bastante relativo, neste texto apresento algumas estimativas e exemplos (leia no texto após o vídeo complementar abaixo).

O primeiro ponto a ser observado é que o período gasto para a escrita de um livro varia muito conforme o tamanho da obra, a complexidade da escrita, a pesquisa necessária, o tempo que o autor tem para se dedicar ao projeto e seu rendimento ao escrever.

Exemplos de escritores famosos

A ideia do escritor notívago que escreve madrugadas a fio é bastante disseminada no universo da literatura. É conhecida a história do autor tcheco Franz Kafka, por exemplo, que escreveu seu livro O Veredicto em uma tacada só. Começou a escrever em 10 de setembro de 1912, às 22h, e terminou às 6h da manhã. Dois meses depois, em 7 de dezembro, terminou de escrever A metamorfose, a mais conhecida de suas obras, concluída 20 dias depois de ter sido iniciada, segundo o site da editora L&PM Pocket, que publica alguns de seus livros no Brasil. Trata-se de um livro de bolso curto, com poucas mais de 100 páginas (a depender da edição).

O autor brasileiro Paulo Coelho escreveu seu livro bestseller O Diário de um Mago em 21 dias. Após procrastinar o início do projeto por muito tempo, no dia 3 de março de 1987, uma terça-feira de carnaval, acordou decidido, como é narrado em sua biografia O Mago, escrita pelo jornalista Fernando Morais:

“Nesse dia, Paulo sentou-se diante da Olivetti elétrica decidido a só sair dali quando colocasse o ponto final da última página de O Diário de um Mago. Trabalhou freneticamente durante 21 dias, período em que não tirou os pés de casa, só se levantando da cadeira para comer, dormir e ir ao banheiro. Quando Chris chegou para jantar, no dia 24, o marido tinha diante de si um pacote com duzentas páginas prontinho para ser enviado à gráfica”, narra Morais, na publicação.

Já o próprio Fernando Morais diz, no mesmo livro, que as pesquisas que resultaram na publicação da obra, que tem mais de 600 páginas, levaram três anos.

Tempo médio de escrita

Embora os exemplos citados sejam verdadeiros, sabemos que na prática não são todas as pessoas que possuem tempo livre para se dedicar integralmente à escrita de seus livros.

A maioria dos escritores que procuram a Vidaria Livros têm outras atividades profissionais e se dedicam ao livro esporadicamente. Geralmente, possuem poucas horas durante a semana para a escrita. Em média, o processo de produção de seus livros varia de 1 a 2 anos.

O tamanho do livro também influencia muito no tempo de conclusão. Uma obra menor tende a demorar menos tempo, apesar de que o nível de aprofundamento pode ser vasto e exigir muita pesquisa preliminar antes — etapa já considerada como parte do processo.

Com relação ao tamanho da publicação, embora seja bastante complexo estabelecer o que pode ou não ser considerado um livro, a Unesco diz que se trata de uma publicação não periódica que tenha a partir de 49 páginas — essa informação serve apenas como balizadora para uma quantidade mínima de páginas a serem escritas, mas não deve ser seguida à risca. 

Jornalistas e escritores profissionais que recebem encomendas para a escrita de livros muitas vezes trabalham com prazos justos — como ter de 2 a 3 meses para “parir” uma obra. Nesses casos, porém, dedicam-se muitas horas na semana para o projeto.

Assim, não há uma regra sobre o tempo que leva para escrever um livro. Procure calcular a sua disponibilidade na semana para a escrita, quanto consegue escrever a cada vez que se dedica ao texto, a estimativa de páginas que seu livro terá e faça seu cálculo.

Gostou desse artigo?

Siga minha página no Instagram e no YouTube para conhecer mais dos meus textos!

Ajuda para escrever

Sonha em escrever um livro e não sabe por onde começar? Fale com a Vidaria Livros e escreva um livro sobre a sua vida. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s