Como escrever um livro sobre a história de uma família

Escrever a história da família é uma forma de conhecer nossas origens
Escrever a história da família é uma forma de conhecer nossas origens e compartilhar conhecimento

Escrever um livro sobre a história da família é um desejo de muitos de nós. É uma forma de conhecer melhor as nossas origens, aproximar os familiares, resgatar a sabedoria dos mais velhos e compartilhá-la com as novas gerações. Qualquer pessoa pode dar início a essa linda tarefa, porém, alguns passos iniciais são importantes para não se perder tempo ou ter retrabalho na finalização da obra.

Escreva a história da sua família

Inúmeras pessoas procuram a Vidaria Livros com a intenção de organizar a história da família em um livro. Preparei algumas dicas com base nas dúvidas que costumo receber.

1 – Planeje a escrita com antecedência

A escrita de um livro é um processo que não pode ser feito às pressas. É comum a ideia surgir para presentear um ente querido, em homenagem ao aniversário de muitos anos de uma sábia avó ou avô da família. Dessa forma, se o aniversário ou comemoração ocorrerá dentro de um mês, dificilmente o livro estará pronto na data.

O ideal é começar a escrita com um ano de antecedência. Em alguns casos é possível agilizar o processo, mas em cima da hora é muito difícil que se consiga ter uma obra escrita e impressa sobre a história da família. Planejar a homenagem com antecedência é essencial.

2 – Prepare-se para conversar com os familiares

Quem se propõe a escrever a história da família precisa estar disposto a conversar com muitos familiares sobre suas recordações e memórias. É dos familiares mais velhos que conseguimos tirar detalhes da história dos antepassados que já se foram. Esse processo exige postura de “entrevistador”. O escritor deve ser curioso o bastante para perguntar o máximo de detalhes aos familiares e assumir o controle sobre o caminho da conversa – ou seja, direcionar a fala do entrevistado para a história que está sendo apurada.

3 – Pesquise documentos e fotos

Pode ser que muitas informações sobre a história da família tenham se perdido no passar dos anos. O resgate de períodos remotos pode ser feito por meio de documentos, cartas e fotos. Busque certidões de nascimento, casamento e óbito para descobrir localidades e informações sobre os antepassados. Convites de casamentos, carteiras de trabalho e fotos antigas também podem ajudar nesta tarefa.

Outra dica pode ser pesquisar a respeito do estado ou país de origem dos antepassados, colocando detalhes culturais da região que podem impactar até hoje as atuais gerações.

Escrita exige planejamento e organização

Com planejamento e organização é possível escrever a história de uma família. A parte mais gratificante de todo o processo é “passar a limpo” toda a trajetória familiar, tarefa que pode nos ajudar a entender muito mais sobre nós mesmos.

Sem contar que as histórias escritas preservam a sabedoria de muitas vidas, compartilhando conhecimento para as próximas gerações. Existe até um provérbio que diz: “quando morre um idoso, é como se incendiasse uma biblioteca.”

O conhecimento acumulado na vida de cada ser humano é único. E há apenas uma forma de conservá-lo sem correr o risco de perdermos parte da nossa história quando alguém se vai: por meio das narrativas.

Quer ajuda para escrever seu livro?

Caso você precise de alguma orientação ou tenha interesse em se aprofundar no processo de escrita, fale a com a Vidaria Livros! Oferecemos escrita sob encomenda, consultorias e auxílio a quem está escrevendo o livro com as próprias mãos. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s