
Escrever um livro sobre a própria história de vida é um desejo que muitos de nós temos. Passamos por tantos obstáculos, desafios, tombos, aprendizados e vitórias que gostaríamos de compartilhar com outras pessoas, não é mesmo? A boa notícia é que realizar tal sonho é possível, basta estar determinado e gostar de escrever.
OBS: Quer ajuda para escrever seu livro? Fale comigo no www.vidarialivros.com.br. Saiba mais clicando AQUI.
Como escrever um livro sobre a sua história
Engana-se quem pensa que registrar a própria jornada em um livro é privilégio apenas de pessoas famosas ou em evidência. Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia, publicar um livro pode inclusive ter custo zero, uma vez que o autor pode transformá-lo em um e-book (livro digital).
Além disso, escrever a própria história é uma verdadeira ferramenta de terapia e autoconhecimento. Ao colocar nossas recordações no papel, “passamos a limpo” tudo o que vivemos e temos a oportunidade de ressignificar a própria história – ou seja, enxergá-la por um outro prisma.
Na Vidaria Livros recebemos muitos e-mails de pessoas que têm o desejo de registrar a vida em um livro, mas não sabem por onde começar. Pensando nesta demanda, resolvi escrever este texto resumindo as principais dicas que dou para os participantes de nossas consultorias, cursos ou que nos contratam para escrever o livro para elas.
Dicas para começar a escrever:
1 – Faça um “projeto” do seu livro
Antes de começar a construir uma casa é preciso ter uma planta com seu desenho, não é mesmo? Só depois disso é que a construção tem início. A mesma coisa deve ser feita pelo escritor que tem o interesse de escrever uma história. É importante ter a ideia central do livro bem definida antes de começar a escrita. Responda perguntas como: por que vou contar essa história? Quem deverá ser meu leitor? Qual objetivo quero atingir com essa escrita?
2 – Organize sua história por períodos
É muito comum autores não saberem por onde começar e ficarem paralisados. A principal dica é organizar cada etapa da vida por períodos: pode ser por anos; fases da vida (infância, adolescência, fase adulta, velhice); ciclos (primeiro emprego; segundo emprego e vida de autônomo); localidade (para quem já fez algumas mudanças) e por aí vai.
3 – Escreva em ordem cronológica
Comece a escrever a história em ordem cronológica. Depois que tiver feito tudo isso você pode trocar a ordem se achar necessário – ou seja, começar o livro pelo meio da vida, ir para a infância e depois pular para a fase atual, mas é importante fazer essa escolha de forma consciente.
4 – Pesquise sobre a sua história
Está com dificuldade de lembrar de uma fase específica? Busque fotos, arquivos, documentos e até converse com amigos, familiares e pessoas importantes para você sobre cada fase da vida. Isso pode te ajudar a cobrir lacunas da própria história e, de certa forma, enxergá-la por diferentes ângulos.
5 – Tenha disciplina e paciência
Assim como em todo projeto da vida, é preciso ter disciplina e paciência para concretizar nosso objetivo. Avalie quanto tempo você tem por semana para se dedicar à escrita do seu livro e se comprometa a trabalhar nela na hora planejada. Persista e você verá que a cada novo capítulo o prazer de transportar tudo o que viveu para o papel é libertador e transformador.
Gostou das 5 dicas para escrever um livro sobre a história da sua vida? Curta e compartilhe com quem você acredita que possa gostar deste conteúdo!
Aprofunde-se no processo de escrita
Se você quiser se aprofundar no processo de escrita da sua própria história, a Vidaria Livros oferece cursos e consultorias especializadas que acompanham o autor do início ao fim na jornada da escrita do livro – inclusive na publicação da obra. Conheça mais no site www.vidarialivros.com.br.
ola gostaria de escrever um livro de como conheci meu grande amor e trajetoria dsde da inancia te mimento qye realmemte ficamos juntos .Seria uma historia de romance ,mas nao sei teria trocar os nom,e dos personagens
Após falar com uma pessoa muito importante na minha vida, essa pessoa perguntou-me se eu já tinha pensado escrever a minha história de vida. A qual daria um romance, eu firia uma novela baseada numa história veridica com muita história. Peço a vossa ajuda
Obrigada pelo comentário. Nosso e-mail de contato é vidarialivros@gmail.com, pode entrar em contato que enviaremos uma resposta.
Atenciosamente
Gostei muito das dicas, agradecida.
Muito obrigada pelo comentário!
Tenho 62 anos, quero escrever um livro sobre a minha vida, preciso de algumas dicas.
Temos mais dicas no nosso canal no YouTube: Vidaria Livros! Dá uma olhada!
oi bom dia! tenho muita vontade de escrever um livro autobiografia ..minha trajetoria como professora, mas nao sei por onde comecar. vcs me dariam uma noçãoW obg
Siga as dicas do post, Beth. Assista também mais dicas no nosso canal no YouTube!
Oi,amei sua ajuda.
Tenho uma dúvida,se eu posso falar sobre pessoas que passaram p minha vida que de certa forma foram responsáveis por todo o rumo que tomou sem que eu cite nomes,ou preciso de autorização?
Olá, Angela. Segue texto com informações sobre sua dúvida: https://vidaria.com.br/2019/06/09/moby-cita-natalie-portman-em-livro-e-da-polemica-como-evitar-isso-numa-obra/
Oi, Helson, muito obrigada pela sua mensagem. Acabo de responder para você via e-mail. Abraços!
Boa Tarde, estou querendo escrever um livro que eu poça falar de momentos da minha vida. Momentos bons, momentos que foram desafios, momentos tristes, momentos alegres. Este livro que tenho em mente é para a família. É uma aproximação e lembrar de vários momentos com praticamente dos da família. Tenho 59 anos. No ano que vem vou comemorar os 60, se Deus quiser, e tenho vontade há tempos e escrever este livro. Assim, peço orientações para dar início… como fazer bem feito. São histórias da vida, como disse, passagens que queri lembrar com todos.
Tenho setenta e quatro anos, sou aposentado e tenho desejo de escrever um livro de minha vida, mas ainda não tive coragem de começar a escrevê -lo . Ady Lima Vargas.
Obrigada pela mensagem! Estamos entrando em contato via e-mail! Abraços
Gostei imenso da ideia de escrever sobre vidas que passam por mim.
Obrigada pelo contato! Estou enviando um e-mail a você com informações. Abraços!
minha vida da uma historia interessante triste e de muitas lutas uma mulher dividida entre dois homens entre a razao e aemoçao acho q daria ate filme
Obrigada pelo comentário, Viviane! Enviei a você um e-mail! Abraços