5 dicas para escrever um livro sobre a história da sua vida

Como escrever um livro sobre a sua história
Qualquer um pode escrever um livro sobre a própria história, basta gostar de escrever

Escrever um livro sobre a própria história de vida é um desejo que muitos de nós temos. Passamos por tantos obstáculos, desafios, tombos, aprendizados e vitórias que gostaríamos de compartilhar com outras pessoas, não é mesmo? A boa notícia é que realizar tal sonho é possível, basta estar determinado e gostar de escrever.

Como escrever um livro sobre a sua história

Engana-se quem pensa que registrar a própria jornada em um livro é privilégio apenas de pessoas famosas ou em evidência. Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia, publicar um livro pode inclusive ter custo zero, uma vez que o autor pode transformá-lo em um e-book (livro digital).

Além disso, escrever a própria história é uma verdadeira ferramenta de terapia e autoconhecimento. Ao colocar nossas recordações no papel, “passamos a limpo” tudo o que vivemos e temos a oportunidade de ressignificar a própria história – ou seja, enxergá-la por um outro prisma.

Na Vidaria Livros recebemos muitos e-mails de pessoas que têm o desejo de registrar a vida em um livro, mas não sabem por onde começar. Pensando nesta demanda, resolvi escrever este texto resumindo as principais dicas que dou para os participantes de nossas consultorias, cursos ou que nos contratam para escrever o livro para elas.

Dicas para começar a escrever:

1 – Faça um “projeto” do seu livro

Antes de começar a construir uma casa é preciso ter uma planta com seu desenho, não é mesmo? Só depois disso é que a construção tem início. A mesma coisa deve ser feita pelo escritor que tem o interesse de escrever uma história. É importante ter a ideia central do livro bem definida antes de começar a escrita. Responda perguntas como: por que vou contar essa história? Quem deverá ser meu leitor? Qual objetivo quero atingir com essa escrita?

2 – Organize sua história por períodos

É muito comum autores não saberem por onde começar e ficarem paralisados. A principal dica é organizar cada etapa da vida por períodos: pode ser por anos; fases da vida (infância, adolescência, fase adulta, velhice); ciclos (primeiro emprego; segundo emprego e vida de autônomo); localidade (para quem já fez algumas mudanças) e por aí vai.

3 – Escreva em ordem cronológica

Comece a escrever a história em ordem cronológica. Depois que tiver feito tudo isso você pode trocar a ordem se achar necessário – ou seja, começar o livro pelo meio da vida, ir para a infância e depois pular para a fase atual, mas é importante fazer essa escolha de forma consciente.

4 – Pesquise sobre a sua história

Está com dificuldade de lembrar de uma fase específica? Busque fotos, arquivos, documentos e até converse com amigos, familiares e pessoas importantes para você sobre cada fase da vida. Isso pode te ajudar a cobrir lacunas da própria história e, de certa forma, enxergá-la por diferentes ângulos.

5 – Tenha disciplina e paciência

Assim como em todo projeto da vida, é preciso ter disciplina e paciência para concretizar nosso objetivo. Avalie quanto tempo você tem por semana para se dedicar à escrita do seu livro e se comprometa a trabalhar nela na hora planejada. Persista e você verá que a cada novo capítulo o prazer de transportar tudo o que viveu para o papel é libertador e transformador.

Gostou das 5 dicas para escrever um livro sobre a história da sua vida? Curta e compartilhe com quem você acredita que possa gostar deste conteúdo!

Aprofunde-se no processo de escrita

Se você quiser se aprofundar no processo de escrita da sua própria história, a Vidaria Livros oferece cursos e consultorias especializadas que acompanham o autor do início ao fim na jornada da escrita do livro – inclusive na publicação da obra. Conheça mais no site www.vidarialivros.com.br.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s