Vale a pena escrever um livro sobre a própria história ou experiência?

Vale a pena escrever um livro sobre a própria história, conhecimento ou experiência?

Vale a pena escrever um livro? Essa é uma pergunta, tenho certeza, que todo autor ou autora se faz antes de começar uma obra. Afinal de contas, não se produz um arquivo com páginas e páginas de Word de um dia para o outro. Dá trabalho, muito trabalho. Portanto, o escritor ou a escritora precisa estar certo do motivo pelo qual está escrevendo para que se mantenha fiel à produção e conclua a obra.

A resposta à pergunta que abre este texto está diretamente relacionada com a segurança e objetivos de quem escreve. Trabalho como jornalista e com a escrita de não ficção há mais de 15 anos (conheça meu trabalho no site da Vidaria Livros). Ao longo da minha jornada como escritora, ghost writer e consultora literária, acompanho muitos autores que param suas obras no meio do caminho. 

Isso acontece pelos seguintes motivos:

1 – Idealização 

Quando temos a ideia de escrever um livro, muitos de nós idealizamos o dia do lançamento. Imediatamente surge em nossas mentes a imagem da noite de autógrafos, da nossa obra na lista de bestsellers da Veja, e assim por diante. Ao começar a escrever e perceber que o caminho da escrita é longo, precisa ser prazeroso e fazer sentido, muitos desanimam. Isso acontece porque eles, no fundo, não querem escrever um livro, apenas colher o possível sucesso de sua escrita.

2 – Insegurança

A insegurança bloqueia e impede que muitos autores concluam seus livros. Eles não acreditam nas próprias obras, pensam que suas histórias, conhecimentos ou sabedorias não são dignas de serem registradas e acessadas por outras pessoas. Por que isso acontece? Simplesmente porque idealizaram demais, criando muitas expectativas sobre a obra, ou porque não confiam em si mesmos e no próprio potencial. Uma vez ouvi do meu professor de pintura a seguinte frase: “Muitas vezes alguém é artista pela coragem” (Alexis Iglesias). O mesmo vale para o escritor: há quem seja escritor(a) pela coragem. Se você não acreditar na sua história e na mensagem que quer passar com ela, como quer que outra pessoa acredite?

3 – Indefinição de objetivo

Existem basicamente dois tipos de objetivos por trás da escrita de uma obra: 1. realização pessoal ou 2. crescimento profissional. 

Realização pessoal

Se você quer escrever o livro simplesmente por prazer pessoal, não há dúvidas de que fazer isso vale a pena. O caminho da escrita será prazeroso e a conclusão da obra será um grande acontecimento para você. Vale a pena porque você estará realizando um sonho.

Realização profissional

Porém, se o seu objetivo é profissional, ou seja, construir autoridade, transmitir um conhecimento, ganhar reconhecimento ou dinheiro com a obra, saber se vale a pena é um pouco mais complexo. Você terá que medir o investimento de tempo e dinheiro para a escrita e publicação e o possível retorno com a obra. Do ponto de vista intelectual, eu não tenho a menor dúvida de que você aprenderá muito mais sobre o que quer escrever, escrevendo. Organizar as ideias no papel traz infinita clareza aos autores e todos garantem que concluem uma obra muito mais especialistas do que começaram. 

E aí, vale ou não a pena escrever um livro?

Espero que esses três pontos tenham te ajudado a entender se vale a pena escrever um livro. Caso siga com dúvidas, envie perguntas pelos comentários, pelo nosso Instagram @vidarialivros e me siga no YouTube (Vidaria Livros) e no Facebook para mais dicas sobre como escrever o seu livro. 

Quer ajuda para escrever seu livro? Fale conosco:

Quer que eu te ajude a escrever a sua história? Na Vidaria Livros oferecemos serviços para quem sonha em escrever uma obra de não ficção. Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br.

Vale a pena escrever um livro?
Vale a pena escrever um livro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s