Como escrever uma autobiografia: escreva a história da sua vida

Como escrever uma autobiografia? Escreva a história da sua vida!

Você tem o sonho de escrever uma autobiografia e não sabe por onde começar? Há algum tempo atrás escrevi um post explicando a diferença entre biografia e autobiografia, mas reforço aqui: a autobiografia é a história da vida de uma pessoa escrita por ela mesma, ou seja, o próprio autor conta sua jornada para o leitor. Se esse é o seu desejo, trago algumas dicas.

Já escrevi muitas autobiografias como ghost writer (a famosa “escritora fantasma”, que hoje em dia não é tão fantasma assim) para diversos autores. Caso queira saber um pouco mais sobre meu trabalho de escrita sob encomenda, entre em contato comigo pelo site da Vidaria Livros

Caso queira escrever com as próprias mãos, reuni os principais aprendizados da minha experiência, tanto prática quanto teórica, nas recomendações abaixo:

1 – Saiba a sua motivação para escrever

Existem diversas motivações para a escrita de uma autobiografia,  seja qual for a sua, tenha-a em mente antes de começar a escrever. 

Algumas pessoas sentem que precisam “passar a limpo” uma história de dificuldade e superação, outras querem transmitir seus conhecimentos e aprendizados ao longo da vida por objetivos profissionais, como se tornar um(a) palestrante, um(a) professor(a) ou consultor(a). Há ainda quem tenha feito uma viagem, uma jornada ou passado por uma experiência bastante singular e queira compartilhá-la com os leitores. Pode ser também que você simplesmente sinta prazer em escrever a sua história, nada além disso.

Saber por que quer escrever é muito importante para nortear o autor durante o processo de escrita, bem como inspirá-lo e motivá-lo a escrever quando a inspiração não bater à porta – pois tem dias que ela simplesmente não dá as caras.

2 – Compile a sua história

Diferente de uma obra de ficção, na qual o escritor cria o enredo, na escrita de uma autobiografia o autor já sabe a história de “cor e salteado”, afinal de contas, ele a viveu. Porém, nossa memória é cheia de lapsos, falhas, “brancos” e recordações que precisam de um estímulo para serem resgatadas.

Se você se sente esquecido ou travado sobre suas lembranças, uma dica que dou aos autores da Vidaria Livros é elaborar uma linha do tempo com os principais fatos da sua vida, ou seja, anotar ano a ano todos os acontecimentos que você viveu e que gostaria de colocar na autobiografia. Nem todos precisam efetivamente estar no livro futuramente, mas esse exercício serve para você identificá-los e saber quais serão escritos. 

O compilado serve de apoio para você começar a escrever, depois que pegar no “tranco”, pode ser que simplesmente não precise mais dele, pois uma memória puxará a outra e você pegará o jeito de relembrar e escrever ao mesmo tempo. Caso isso não aconteça, use a linha do tempo para escrever toda a sua história!

3 – Defina a ideia central da obra

Depois de compilados os principais episódios, entenda qual é a trama que guiará a sua autobiografia. Todos nós temos uma busca pessoal ou acontecimentos de destaque que marcam nossa trajetória. Muito provavelmente essa trama central está relacionada ao próprio objetivo do autor para escrever a obra. Por exemplo: um viajante que fez a volta ao mundo quer compartilhar o que aprendeu com os demais. O aprendizado, nesse caso, deve estar por trás de toda a narrativa.

Um ótimo apoio nessa etapa (e na próxima, de estruturação) é a Jornada do Herói, um conceito inspirado no livro “O Herói de Mil Faces”, de autoria do especialista em mitologia Joseph Campbell. Também conhecida por monomito, essa estrutura é usada por escritores e roteiristas para criar histórias atrativas e envolventes sobre um personagem. Saiba mais sobre ela neste post: A Jornada do Herói: como usar a famosa teoria do Joseph Campbell na sua história real.

4 – Estruture a história

Estruturar a jornada pode ser um desafio para muitas pessoas, que travam diante da primeira folha em branco. Não necessariamente você precisa começar a escrever sua história pelo começo (nesse caso, a infância). É possível inclusive iniciar pelo fim, com um prólogo (texto introdutório que antecipa um trecho da história ao leitor) e depois voltar para o começo.

Faça uma breve estruturação no papel ou em um arquivo no computador para te ajudar a guiar no começo da escrita. Estabeleça por onde começará a escrever, o que vem em seguida e qual será o fim. 

Essa estruturação não precisa ser nada muito complexa ou fixa, pois é possível que suas ideias mudem no decorrer da escrita. Mesmo assim, organize os principais pontos antes de começar a escrever, assim você terá um guia a seguir durante a produção. 

5 – Escreva sem floreios ou “mimimi”

Muitos autores travam ao escrever porque se apegam aos detalhes do texto, como pontuação, ordem das palavras, descrições. Se esse for o seu caso, sugiro que seja mais pragmático: simplesmente reserve algumas horas para escrever e escreva. Não tente arrumar muito os parágrafos ou frases repetidas logo de cara. A princípio preocupe-se em transportar a história da sua memória para o papel. Depois, em outro momento, volte ao texto e arrume o que precisa ser arrumado. Assim tudo fluirá mais rápido e sua autobiografia será, finalmente, escrita.

Quer ajuda para escrever seu livro? Fale conosco:

Quer que eu te ajude a escrever a sua história? Na Vidaria Livros oferecemos serviços para quem sonha em escrever uma obra de não ficção. Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br

Curta minha página no FacebookInstagram e me siga no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Como escrever uma autobiografia?
Como escrever uma autobiografia?

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s