Como ter inspiração para escrever o seu livro?

Muitas pessoas se perguntam como ter inspiração para escrever um livro. Acreditam que, por não estarem inspiradas, não devem começar a escrever. E porque não escrevem, não ficam inspiradas, em um ciclo vicioso sem fim: o primeiro texto nunca é concluído — ou sequer iniciado — e o sonho da obra pronta jamais se realiza.

Falar sobre inspiração nos leva a pensar nas artes em geral. É comum acreditarmos que precisamos estar inspirados para desenhar uma bela pintura ou tocar uma música agradável. Em partes, isso é verdade. Sem uma vontade interior, uma energia vital, um desejo da “alma”, dificilmente realizamos grandes coisas. A pergunta que faço, porém, é a seguinte: e quando temos a inspiração para pintar um quadro, por exemplo, mas não estamos treinados para usar o pincel? Muito provavelmente, tentar fazer uma obra de arte apenas com a força da inspiração será uma grande frustração!

O mesmo vale para a escrita de um livro. Certa vez, o jornalista Pedro Bial disse o seguinte em um curso de escrita: “Escrever tem muito de catar milho nas teclas do computador. Antes da inspiração vem o trabalho. Escrever muita vez tem a ver com apanhar como boi ladrão”. 

A disciplina diária da escrita

Com este texto, quero tirar um pouco do romantismo daqueles que apenas esperam a inspiração chegar para começar a escrever. Mesmo porque a inspiração, muitas vezes, vem da disciplina de escrever um pouquinho dia após dia. Ao insistirmos no primeiro parágrafo, mesmo que a contragosto, aos poucos liberamos a ideia no papel e o gosto por lapidar aquele emaranhado de palavras aparece. 

Trabalho escrevendo e, portanto, preciso de ter concentração e foco todos os dias para concluir os textos que me são encomendados. Se for esperar a inspiração chegar para começar a fazer um texto, realmente não saio do lugar. Estudo música e ouço a mesma coisa dos meus professores: todo músico se força a estudar, mesmo nas horas difíceis, para evoluir na técnica e dominar o instrumento. 

O bom músico não é aquele que só toca quando vem a inspiração, muito pelo contrário: é aquele que enfrenta todos os dias a difícil tarefa de repetir escalas e notas para estar preparado no momento de tocar. Curiosamente, esse processo disciplinado gera inspiração, porque a pessoa vê seus avanços, fica feliz, e quer fazer cada vez mais.

A princípio pode soar estranho, mas “forçar” um pouco a escrita te ajudará a fazer a inspiração vir. Às vezes, o primeiro parágrafo não sai pronto, o começo de um texto pode ser desafiador porque ainda estamos encontrando as ideias que estruturarão a narrativa. Quando isso acontece, sentimos aquela preguiça ao ver a tela em branco, concluímos que não estamos inspirados e paramos de escrever. 

Na prática, porém, o que vejo no dia a dia é que aqueles que terminam de escrever seus livros são pessoas que rompem essa barreira inicial e se comprometem com a escrita. Elas enfrentam o obstáculo da preguiça e da procrastinação, botam os “dedos nas teclas” e fazem exatamente o que o Pedro Bial descreveu: catam um pouco de milho, dão uma forçada até a coisa fluir. Mesmo não gostando muito do jeito que o texto ficou inicialmente, quando persistimos e avançamos, de repente o fluxo começa, a inspiração chega e o texto sai. Como disse o jornalista e escritor Malcolm Gladwell: “O trabalho do escritor não é alimentar ideias. É ser paciente o suficiente para encontrar as ideias”.

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo? Curta nossa página no Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Como ter inspiração para escrever um livro?
Como ter inspiração para escrever um livro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s