Quer escrever um best-seller? Veja um caminho a seguir

É muito comum os autores procurarem a editora Vidaria Livros e nos perguntarem como  escrever um best-seller. Embora não exista uma fórmula mágica para a escrita de um livro mais vendido — e se houvesse certamente todos a estariam replicando e publicando best-sellers facilmente por aí —, há um caminho a ser percorrido para autores que têm esse sonho.

Antes, porém, é importante ressaltar que ser um best-seller não é o que classifica a qualidade ou o sucesso de um livro. Na verdade, sugiro aos autores que têm apenas esse objetivo a reavaliá-lo (leia aqui um texto onde explico por quê). Pensar assim significa ignorar todo o processo de escrita e a qualidade da obra, por exemplo, desde que venda muito. 

Há ótimos livros, inclusive premiados, que estão longe das listas dos mais vendidos e são aclamados e referenciados. Há até certo estigma no mercado de que alguns best-sellers são populares e genéricos demais, pobres em literatura e com conteúdo raso. Portanto, apenas vender muito não deve ser o principal objetivo de um autor. 

Porém, uma vez que a qualidade da obra esteja em primeiro lugar, não há nada de errado em desejar que ela se torne um best-seller. É preciso apenas entender que tal façanha é um tanto quanto imprevisível. Mais saudável seria planejar que o livro seja reconhecido pelo maior número de interessados possível — assim como faz qualquer pessoa que lança um projeto ou um produto em qualquer outro mercado.

É comum autores que já escreveram um best-seller, por exemplo, não conseguirem reproduzir o sucesso uma segunda vez. Os livros seguintes até vendem bastante porque têm qualidade o autor se tornou conhecido, mas jamais alcançam a venda do primeiro. 

Entretanto, apesar de não existir uma fórmula mágica para escrever um best-seller, quem tem esse sonho pode tomar alguns passos na tentativa de fazer seu livro ser reconhecido, sempre com os pés no chão. São eles:

1 – Escreva o melhor livro que conseguir

Escrever um livro de qualidade certamente contribui para que a obra seja bem vendida. A probabilidade de o seu livro se tornar um best-seller é maior se ele tiver um conteúdo de interesse amplo, caso seja muito técnico ou voltado para um público muito específico, será mais difícil vender bastante. Então, encontre uma temática comum a muitas pessoas e se dedique a escrever a obra da melhor forma possível.

Procure técnicas de escrita, faça cursos, aprimore a sua habilidade criativa, leia muitos best-sellers do gênero escolhido e se alimente desse universo literário do qual você sonha em fazer parte. Assim, você adquire técnicas para engajar e prender a atenção do leitor, fazendo com que o livro seja interessante do início ao fim.

Entenda que o processo de escrita e pesquisa pode ser demorado. Em alguns casos, pesquisadores levam décadas estudando determinado assunto para depois escrever um livro que se torne um best-seller.

2 – Procure uma forma de publicação abrangente

Como escrever um best-seller?
Como escrever um best-seller?Photo by cottonbro on Pexels.com

É mais fácil que seu livro se torne um best-seller se ele for publicado pelas editoras tradicionais, aquelas que investem na publicação do livro e os distribuem nas principais livrarias (entenda mais sobre as formas de publicar um livro clicando aqui). Livros mais vendidos geralmente têm amplo investimento em marketing e divulgação por parte dessas editoras. 

Para um livro vender bem ele deve estar acessível ao maior número de pessoas possível. Se você publicá-lo de forma independente ou por editoras pequenas, será menos provável de ele vender muito. 

Também é possível se tornar um autor reconhecido antes de publicar em grandes editoras, porém, nesse caso você precisará disponibilizar seu livro em plataformas digitais (como a Amazon ou o Wattpad) e investir na divulgação. Às vezes acontece de o autor primeiro conseguir muitos fãs dessa forma e, posteriormente, ser publicado pelas grandes editoras convencionais.

Para que um livro atraia essas editoras, na maioria das vezes o autor já precisa ser reconhecido em sua área de atuação. Elas investem em livros com alta probabilidade de gerar lucro, portanto, em geral buscam autores renomados, influenciadores, famosos e renomados pois sabem que haverá público garantido para suas obras. Às vezes a editora tem inclusive o papel proativo de sugerir que essas pessoas escrevam um livro para publicarem, por exemplo. 

3 – Invista em seu marketing pessoal

Hoje em dia investir em marketing pessoal e se tornar influente nas mídias digitais é indispensável para qualquer pessoa que deseja alcançar sucesso em sua área de atuação, o que não é diferente com o mercado de livros. 

Se você quer escrever um best-seller, portanto, invista em construir e engajar um público com conteúdo de qualidade. Uma vez que conseguir construir autoridade na sua área de atuação e alcançar muitos seguidores será mais fácil tanto atrair uma editora como publicar um livro que venda muito — até mesmo de forma independente. 

Se você não é reconhecido em sua área, não trabalha seu marketing nem testa seu livro com seu público-alvo, dificilmente conseguirá que sua obra se torne um best-seller. Afinal, como você espera que os leitores te encontrem? 

Portanto, é preciso ter os pés no chão e entender que há todo um caminho a ser trilhado para atingir o sonho de escrever um best-seller. Inicie sua trajetória, curta a jornada e boa sorte!

Quer ajuda para escrever e publicar seu livro?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo sobre as razões para escrever um livro sobre a sua história? Curta nossas páginas no Instagram e no YouTube para mais dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s