Como construir autoridade no seu nicho com a escrita de um livro

Você está procurando construir autoridade no seu nicho ou área profissional por meio da escrita de um livro? Neste texto explico detalhadamente por que escrever uma obra literária proporciona essa credibilidade e reputação ao autor, em diversos âmbitos.

No mundo digital em que vivemos, todo profissional pode — e deve — criar perfis nas redes sociais para divulgar seu trabalho e se posicionar. Tem sido cada vez mais frequente a busca de profissionais por produzir conteúdos de qualidade e disponibilizá-los on-line na tentativa de tornar sua atividade conhecida pelo maior número de interessados possível.

Em determinado momento, porém, é comum surgir a necessidade de irmos além dos posts, vídeos curtos e e-books resumidos, que não nos permitem o aprofundamento necessário no assunto que dominamos. É nessa hora que surge a ideia de escrever um livro.

Por que escrever um livro ajuda na criação de reputação?

Tem sido cada vez mais frequente a procura dos profissionais para registrar seu conhecimento em um livro e fortalecer sua autoridade. Na Vidaria Livros, já ajudamos inúmeras pessoas a escrever livros técnicos e teóricos voltados à sua área de atuação.

Há casos em que o autor já construiu autoridade na internet e fora dela, possui um público fiel, mas ainda não organizou sua narrativa em um texto aprofundado. É possível, também, que a pessoa esteja no começo da construção de autoridade e opte por escrever um livro justamente para organizar e disseminar seus conhecimentos.

Qualquer que seja o seu caso, a escrita de um livro certamente irá ajudá-lo(a) a construir autoridade e reputação. Obviamente sou suspeita para falar – pois trabalho com isso –, mas afirmo com segurança que, sim, o mergulho e aprofundamento no tema de seu domínio num livro proporciona resultado efetivo aos profissionais. Listo a seguir as razões pelas quais isso acontece:

1 – Escrever (e ensinar) fixa aprendizados

Existe uma frase da poetisa Cora Coralina que diz: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Certa vez, um autor que trabalha na área de educação e fez consultorias comigo para a escrita de um livro assegurou que, ao dar uma aula, o professor é o que aprende mais.

Reflita sobre o quanto você precisa estudar e se preparar para uma curta apresentação, aula ou palestra? Para isso, geralmente buscamos referências, citações e bibliografias. É preciso saber muito do assunto para se chegar ao ponto de ensiná-lo a alguém.

O mesmo acontece ao escrever um livro, porém, com maior profundidade. Gosto de dizer aos autores que a escrita de um livro técnico e teórico nada mais é do que preparar uma ampla apresentação, de dezenas de horas. O intuito é prender o leitor o tempo todo, mesclando histórias que engajam com os temas técnicos.

Nesse processo, o escritor acaba por reforçar e entender ainda mais sobre o que faz e sua área de atuação.

2 – A escrita estrutura e ordena conhecimentos

O livro é a forma mais clássica e tradicional que a humanidade utiliza para registrar conhecimentos em uma ordem lógica, que faça sentido. Até mesmo séries e documentários em vídeo precisam passar pela escrita do roteiro antes de serem filmados.

Isso acontece porque a escrita organiza as ideias e estrutura a narrativa. Na obra literária, o autor é obrigado a ordenar com clareza tudo o que sabe dentro de uma ordem textual, de forma que faça sentido ao leitor.

Ao mesmo tempo que fazer isso é desafiador, concluir um livro é, literalmente, passar a limpo seus conhecimentos, tirando-os dos “rascunhos” e “pílulas” de conhecimento postadas nas redes sociais e escrevendo a versão consolidada.

3 – Identifica lacunas e pontos a serem aprimorados

A escrita de um livro força o autor a entender melhor sobre os pontos que estão vagos ou necessitam de aprofundamento.

Às vezes achamos que sabemos tudo sobre alguma coisa mas, na hora que começamos a escrever, identificamos lacunas. Também acontece de o profissional pedir para outra pessoa ler a primeira versão e receber feedbacks sobre trechos a serem melhor esclarecidos.

Desse modo, escrever é uma arte de aprimoramento e aprofundamento dos saberes.

Ao final de todas essas etapas, a escrita de um livro assegura os conhecimentos do autor sobre determinado tema. Além disso, cumpre a missão de transmitir conhecimento com qualidade e contextualização a outras pessoas.

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale com a Vidaria Livros! Escreva um livro sobre a sua trajetória profissional, sobre sua vida, a história da sua família ou organização. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo? Curta nossa página no Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Como construir autoridade no seu nicho por meio da escrita de um livro?
Como construir autoridade no seu nicho por meio da escrita de um livro?

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s