Como começar a escrever um livro: veja 5 dicas

Como começar a escrever seu livro de uma vez por todas!

Começar a escrever um livro é uma tarefa que muitas pessoas postergam porque acreditam que fazer isso é muito difícil e demorado. De fato, escrever uma obra não é algo lá tão simples –  ainda mais quando falamos de não ficção, o tema central deste blog. Portanto, separei cinco dicas essenciais para te ajudar a escrever o seu livro de uma vez por todas.

Este texto é voltado a pessoas que querem escrever um livro de não ficção, ou seja, histórias reais. Entre eles estão: livros técnicos ou teóricos; autobiografias; biografias; registros históricos; livros de memórias; livros jornalísticos (livros-reportagem); histórias de famílias ou de organizações. Se você precisa de ajuda na empreitada, a Vidaria Livros oferece serviços a quem quer escrever um livro, da escrita à publicação. Conheça nosso trabalho em: www.vidarialivros.com.br.

Confira as cinco dicas para começar a escrever um livro

1 – Coloque a escrita na sua rotina 

Começar a fazer algo novo é sempre desafiador, porque a atividade não está inserida nos nossos hábitos e na nossa rotina. Portanto, defina uma meta para a escrita do seu livro e estabeleça os dias que você precisa se dedicar à atividade para que ela seja finalizada dentro do prazo. Há muitas coisas que precisamos “forçar” no começo até nos acostumarmos a fazer. É assim com exercícios físicos, por exemplo. A maioria das pessoas habituadas a praticar já colocaram isso na rotina e por isso se exercitam sem muita dificuldade. O mesmo vale para a escrita de um livro.

Eu recomendo que você faça uma meta de escrever no período de um ano. Tenha em mente que você terá 12 meses para cumprir a tarefa. Defina no mínimo um dia por semana (recomendo dois dias) para dedicar o mínimo de duas horas ao seu projeto.  Se você puder encaixar, uma rotina interessante são três horas por dia, dois dias por semana (seis horas por semana). 

2 – Saiba a sua motivação para escrever

Por que você quer escrever um livro? Pode ser por uma realização pessoal, uma necessidade profissional ou até mesmo porque você acredita que tem algo a compartilhar com outras pessoas. Se você está lendo este texto é porque algo dentro de você te motiva na escrita desta obra. Identifique qual é a sua principal motivação e lembre dela toda vez que tiver com preguiça, cansado ou sem vontade de escrever. Lembre-se: “Eu preciso escrever porque com isso realizarei meu objetivo”.

3 – Defina o público-alvo

Saber quem irá te ler é importante antes de começar a escrever um livro. Uma obra literária é como qualquer outro produto, pois  é consumida pelos leitores. Portanto, defina seu público-alvo e quais são as pessoas que se interessam por aquilo que você tem a dizer. Tenha isso em mente ao começar a escrita. É comum escritores dizerem que escrevem para eles mesmos. Nesse caso, tenha em mente que seu público são pessoas muito parecidas com você. Sabendo qual é o seu público, você consegue pensar em dúvidas, curiosidades, dilemas, inquietações, interesses e afinidades desses leitores, inserindo tais abordagens na sua obra. 

4 – Elabore a ideia central da obra

Sobre o que será o seu livro? Essa pergunta parece óbvia, mas muitas pessoas começam a escrever sem saber saber direito o assunto principal a ser abordado na obra. O que está por trás da sua escrita? Há sempre uma temática central a ser abordada, tenha-a clara antes de começar a escrever. Por exemplo: se o livro for uma autobiografia, saiba qual mensagem por trás da sua vida você quer transmitir com a obra (uma transformação; um aprendizado; uma sabedoria; uma lição após uma marcante experiência; uma confissão; um posicionamento político; um questionamento social, etc.); se é um livro técnico, entenda exatamente o que será ensinado e explicado na obra (o tema central e seus subtemas), e assim por diante. 

5 – Escreva sem “floreios” e edite ao final

Não queira escrever um clássico da literatura logo na primeira sentada no computador. Seja menos exigente com você mesmo. Utilize as horas que você separou para escrever a sua obra com produtividade: faça-as render, escrevendo o máximo de informações possíveis, sem se preocupar muito com a edição final do texto.

Quando você “travar” em algum trecho, uma dica de ouro é pensar como você contaria esse episódio ou explicaria essa informações para uma pessoa em uma conversa. Digite exatamente aquilo que você falaria verbalmente. Jogue todo o conteúdo e depois de um tempo, com a cabeça fresca, releia e faça a edição. Pode ser interessante usar um dia para escrever toda a informação ou história em questão, deixar o texto “de molho”, e voltar em outro momento para arrumá-lo. Dessa forma você poderá enxergar detalhes que se tornam invisíveis quando a leitura está viciada. 

Espero que você tenha uma ótima escrita!

Quer ajuda para escrever seu livro? Fale conosco:

Quer que eu te ajude a escrever a sua história? Na Vidaria Livros oferecemos serviços para quem sonha em escrever uma obra de não ficção. Escreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo: www.vidarialivros.com.br

Curta minha página no FacebookInstagram e me siga no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Como começar a escrever um livro
Como começar a escrever um livro (Foto: Canva)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s