Como escrever um livro de sucesso? Veja 3 elementos fundamentais

Creio que escrever um livro de sucesso seja o objetivo de todo autor(a) ou escritor(a). Afirmo isso sem hesitar porque, de acordo com a minha definição do que é sucesso, todo obra literária deveria, sim, ser bem-sucedida. Adianto que o sucesso de um livro, a meu ver, não está relacionado a ser um best-seller, estar na lista dos mais vendidos da Veja ou algo do gênero, e sim em conter três aspectos fundamentais que explico a seguir.

O que define um livro de sucesso?  

Ouso dizer que todas as pessoas que procuram a Vidaria Livros têm o intuito de escrever um livro que seja bem-sucedido, considerando os três elementos essenciais que descrevo neste texto. Antes de detalhá-los, porém, explico brevemente por que ser um best-seller não está entre eles. 

É raro, mas algumas pessoas equivocadamente ainda querem saber como se faz para escrever um livro que seja campeão de vendas e ganhe destaque nas livrarias (físicas e on-line) Brasil –  e quiçá mundo – afora. Obviamente, alcançar tamanho feito é sensacional. Entretanto, ser um best-seller deve ser consequência, e não objetivo de uma obra.

O principal motivo para isso é que não há fórmula mágica ou passo a passo para se escrever um best-seller, do mesmo jeito que é impossível prever quando algum post de rede social irá viralizar na internet. São situações simplesmente imprevisíveis, e pode ser muito frustrante ter algo com essa característica como meta.

Tanto é verdade que muitos autores que já escreveram um livro que se tornou best-seller, em seguida escrevem outros que não vendem tanto, ou vice-versa – alguns escrevem inúmeras obras até que uma, de repente, vira campeã de vendas. Obviamente não podemos considerar nesse cenário autores ou personalidades muito famosas, que vendem muito de tudo o que produzem por causa dos fãs e seguidores já conquistadas anteriormente – e não necessariamente porque usaram um método para a escrita de um best-seller. 

Outro detalhe a ser considerado é que um livro pode ser um best-seller e, honestamente, não conter os três elementos que considero essenciais para um livro de sucesso. Nesse caso, são obras puramente comerciais, que visam a atingir um público pouco exigente, nada crítico, que simplesmente segue modismos e sai comprando tudo o que está nos top 10 de qualquer coisa. 

3 características de um livro bem-sucedido

Parênteses fechados, volto ao tema central deste texto: como, afinal, escrever um livro de sucesso? Diferentemente da escrita de um best-seller, é, sim, possível e factível escrever uma obra literária bem-sucedida a qualquer momento. Para isso, é necessário que ela contenha as três características listadas abaixo:

1 – Texto bem escrito e revisado

O texto do livro precisa ser escrito com atenção e cuidado. Não recomendo, de forma alguma, que escrever o texto às pressas, de qualquer jeito, apenas pensando em publicar logo. Caso haja um prazo, tente alcançá-lo da melhor forma possível, reservando um tempo de qualidade para a escrita. Tenha alguém para editar trechos de difícil compreensão, revisar a pontuação e possíveis erros de português e de digitação. O autor não é a melhor pessoa para revisar o próprio texto porque fica com a leitura “viciada” e, consequentemente, não pega os deslizes. 

É tão gostoso ler um livro que está bem escrito, devidamente editado e revisado, com vasto vocabulário. Isso proporciona prazer ao leitor e é importante fator para o sucesso da obra. Tamanha sua importância, é um aspecto que temos trabalhado com cada vez mais afinco nas obras Vidaria Livros.

2 – Conteúdo rico e de qualidade

Embora a qualidade do texto seja crucial para o sucesso de um livro, ela sozinha não faz milagres. Você pode escrever perfeitamente bem, ser um verdadeiro expert em língua portuguesa, mas não trazer um conteúdo de qualidade, que prenda e engaje o leitor do início ao fim. 

Portanto, além de bem escrito, um livro de sucesso tem um ótimo conteúdo e uma narrativa envolvente. Aqui na Vidaria Livros trabalhamos apenas com livros de não ficção, ou seja, livros técnicos, histórias de vida, autobiografias, biografias e livros-reportagem. O desafio de engajamento pode ser muito maior quando não podemos criar um enredo repleto de altos e baixos. Todavia, mesmo assim é possível utilizar de ferramentas para manter o leitor preso à história. 

Como fazer isso? Oras, alguém que lê um livro técnico, por exemplo, busca, sobretudo, aprender algo. Dessa forma, deve-se explicar todo o conteúdo com aprofundamento, de forma clara e didática, utilizando de recursos de storytelling para deixar a leitura mais agradável. O texto não pode ser uma “farsa”, como ocorre em muitos artigos na internet, que não entregam o conteúdo prometido no título.

No caso de uma história de vida, a obra deve abranger os principais pontos da trajetória em questão, trazendo curiosidades, altos e baixos, sucesso e fracassos, enfim, toda a “humanidade” da pessoa cuja vida é retratada. 

Um livro de qualidade agrega valor a quem o lê, como conhecimento ou simplesmente um momento de descontração e prazer. Uma forma de testar esse quesito é pedir para um potencial leitor fazer uma leitura crítica do conteúdo antes de o livro ser publicado. Funciona! A pessoa dará um retorno de algum trecho que estranhou ou que não ficou muito claro. Jamais publique sem que o livro passe por uma leitura crítica de outra pessoa – de preferência, alguém do público-alvo, que possa colaborar com comentários. 

3 – Atinge um propósito ou objetivo

Propósito, objetivo, intenção. Escolha a palavra que melhor caiba dentro do seu contexto, o importante é o livro alcançar esse objetivo maior a que você se propõe com a obra. O que te moveu a escrevê-la? Identifique esse propósito e, ao final da escrita, avalie se foi atingido. Pode ser transmitir determinada mensagem ao leitor, ficar satisfeito e orgulhoso com o resultado, ter recebido um feedback positivo de quem leu, agradecendo pela escrita. Isso pode ser checado, inclusive, antes mesmo da publicação. Não se escreve um livro da noite para o dia, portanto, no decorrer da produção, avalie frequentemente se o conteúdo está satisfatório dentro do que você visa a alcançar. Caso não esteja, permita-se editar, mudar, alterar, até que isso aconteça. 

Nesse quesito, um livro é considerado de sucesso quando cumpre o objeto inicial, do momento de sua idealização, seja uma realização pessoal, a concretização de um sonho, uma meta profissional ou até mesmo estratégica de uma empresa.

Conseguiu identificar se seu livro é bem-sucedido?

Espero que tenha ficado claro o que, a meu ver, faz uma obra literária ser considerada de sucesso. Às vezes ficamos muito presos a questões de popularidade e vendas, mas no mercado literário não há espaço para que todas as boas obras se tornem best-sellers. 

Obviamente, muitas vezes investimos recursos financeiros na produção de um livro, principalmente os autores que optam pela autopublicação, e esperamos um resultado em vendas. Isso não deve ser negligenciado. Entretanto, certamente se você considerar os três aspectos citados neste texto estará colaborando, também, para um melhor desempenho em vendas – sejam elas acima do normal ou não.

Quer ajuda para escrever sua história?

Fale com a Vidaria LivrosEscreva um livro sobre a sua vida, a história da sua família, empresa ou instituição. Entre em contato pelo nosso site www.vidarialivros.com.br.

Gostou desse conteúdo? Curta a gente Instagram e no YouTube para mais dicas sobre como escrever o seu livro.

Como escrever um livro de sucesso
Como escrever um livro de sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s